O concerto de música de câmara “Histórias Imaginárias”, que será protagonizado por um quarteto de músicos da Orquestra do Algarve composto por Jan Pipal e Matilde Pinho (violino), Joana Silva (viola) e Tiago Mirra (violoncelo), vai ser apresentado no Teatro Lethes, em Faro, e na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica, nos dias 15 e 16 de Maio, respetivamente.
Neste concerto com entrada livre, marcado, em ambos os casos, para 19h00, serão tocadas peças de Alexander Glazunov e Samuel Coleridge-Taylor.
«No século XIX tornaram-se populares os títulos fantasiosos e sugestivos para as composições instrumentais, muitas vezes emprestados à literatura ou à narrativa oral. Surgem assim as novelas, poemas e romances, ao lado de fantasias ou baladas», enquadrou a Orquestra do Algarve.
«O gosto perdurou ainda, como dão disso prova o russo Alexander Glazunov e o britânico Samuel Coleridge-Taylor, dois compositores que vivem na transição entre o período romântico e o século XX. Neste original programa dão-se a ouvir dois conjuntos de breves peças que expressam uma criatividade livre e fantasiosa, incluindo as Peças de Fantasia de Coleridge-Taylor», acrescentou.
Programa:
ALEXANDER GLAZUNOV (1865-1936)
5 Novelettes, op. 15
I. Alla Spagnuola. Allegretto
II. Orientale. Allegro com brio
III. Interludium in modo antico. Andante
IV. Valse. Allegretto
V. All’ Ungherese. Allegretto
SAMUEL COLERIDGE-TAYLOR (1875-1912)
Fantasiestücke, op.5
- Prelude
- Serenade
- Humuresque
- Minuet and Trio
- Dance