Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mais de 300 vinhos, pertencentes a cerca de meia centena de produtores do Alentejo, vão estar à prova em Maio, na 10.ª edição do ÉvoraWine, que vai decorrer na Praça do Giraldo, em Évora, divulgou esta quinta-feira, 10 de Abril, a organização.

Em declarações à agência Lusa, Reto Jörg, um dos promotores do evento marcado para 23 e 24 de Maio, indicou que na edição deste ano são esperados «cerca de 10 mil visitantes».

A iniciativa, que conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e da Câmara Municipal de Évora, vai dar a provar apenas vinhos do Alentejo.

recrutamento zoomarine 2025

«É um evento 100% Alentejo, sem vinhos de outras regiões, só com vinhos alentejanos, desde o norte ao sul do Alentejo», disse.

Criado há uma década, o evento tem «crescido em dimensão e impacto», segundo o promotor.

«Vamos ter também uma oferta maior em termos de gastronomia porque o ÉvoraWine é um evento de enoturismo, que reúne o vinho, a gastronomia, o turismo. Nós vamos este ano reforçar a gastronomia e a parte da hotelaria», disse.

Além dos vinhos, de um restaurante e espaços para produtores de queijo e enchidos e de uma área para carnes grelhadas, o evento vai contar com um outro espaço onde os visitantes vão poder saborear ostras.

Reto Jörg acrescentou ainda que, caso o evento continue a crescer em futuras edições, poderá deslocar-se para um «local alternativo» naquela cidade alentejana.

«No ano passado a praça estava completamente cheia. Este ano recebemos mais espaço por parte da câmara municipal, vamos ver como vai correr, mas tenho a certeza de que vai ser outra vez completamente cheio», disse.

Também em declarações à Lusa, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, considera que o evento «tem contribuído» para a promoção do enoturismo e da cultura daquela região alentejana.

«É um evento que consegue fazer uma excelente síntese da força que o vinho e o turismo têm. O vinho e o turismo são hoje, talvez, a aliança mais poderosa do turismo do Alentejo», sublinhou.

José Santos considera que o evento poderá ainda crescer e, num futuro próximo, transformar-se numa iniciativa «de referência nacional», uma vez que «já está consolidado» a nível regional.

«Eu penso que o próximo passo é transformar o ÉvoraWine no maior evento de vinhos a sul do Tejo», acrescentou.

O ÉvoraWine tem reunido produtores, especialistas e entusiastas num «ambiente de celebração e promoção» da região.

Ao longo das suas edições, tem apresentado uma programação diversificada que inclui provas de vinho, experiências gastronómicas e momentos culturais.

recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

HOTELARIA_HOTÉIS_TURISMO_QUARTO5

Proveitos do alojamento turístico crescem 4,8% no 1.º trimestre para 956 milhões

Azeite_oliveiras_olival_Depositphotos_333633924_XL

Congresso Nacional do Azeite ruma a Campo Maior e conta com 30 oradores nacionais e internacionais

agricultura

Mesa redonda vai olhar para os desafios da agricultura em Moura