Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, a primeira Reserva Natural do país, fez esta quinta-feira, 27 de Março, 50 anos e, para comemorar, haverá atividades abertas à comunidade hoje e amanhã.

As celebrações têm início hoje, 28 de Março, com uma Jornada de Bem-Estar e Meditação com o tema “Sons e Silêncios”.

A jornada conta com apresentações sobre os segredos para uma vida feliz, “A Mente Serena, o Corpo gradece” e “Viver o agora: o sentido da vida”, aula de yoga, caminhada, meditação, um almoço vegetariano de “Cozinha com Alma”, arte intuitiva e Pote da Cura, terminando com sons de cura.

maozorra

No dia seguinte, a partir das 11h00, decorrerá um Dia Aberto que começa na sede da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António com jogos tradicionais e atividades na natureza.

Após a sessão de boas vindas, com a participação de entidades institucionais, está agendado um momento musical, seguido da estreia de um documentário sobre os 50 anos desta reserva natural do sotavento algarvio.

O auditório da sede da reserva natural acolherá ainda uma mesa redonda sobre o presente e o futuro deste local único. A mesa redonda será moderada por Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação.

O mesmo palco receberá ainda a estreia da peça de teatro infantil “A Aventura do Júnior na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Um dos grandes destaques do segundo dia de festa será a inauguração da requalificação dos espaços interiores e da placa comemorativa dos 50 anos da reserva, além da sessão de encerramento, que contará com a participação da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, encerrando com um momento musical.

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António é «uma zona húmida de importância internacional, que foi a primeira reserva natural a ser criada em Portugal em 1975, com o objetivo de conservar a natureza e assegurar o equilíbrio dos ecossistemas, a melhoria das condições de vida das populações residentes e ainda a valorização das atividades tradicionais e a proteção do património paisagístico», explica a autarquia de Castro Marim.

Localizada no sudeste algarvio, junto à foz do rio Guadiana, abrange uma área de vários hectares constituídos por sapais salgados, corpos de água salobra, salinas e esteiros que abrigam um elevado número de espécies de fauna e flora.

Sul Informação

Sul Informação

infraquinta rumo à sustentabilidade
teatro das figuras

Também poderá gostar

DECIRALG-25 (5)

Exercício regional de preparação para incêndios rurais juntou 300 operacionais 

rastreio cancro pele cartaz '23|Rastreio Dermatológico

Castro Marim volta a promover rastreios gratuitos de doenças de pele

Francisco Amaral

AMAL agradece a Francisco Amaral com atribuição de voto de louvor