O Algarve Biomedical Center (ABC), em Loulé, vai inaugurar a 1 de Abril, às 17h00, uma nova valência, o Edifício Outreach, destinado à investigação científica e que «várias unidades funcionais de grande relevância», entre as quais um biobanco e um banco de células estaminais do cordão umbilical.
Este novo espaço «representa um marco significativo no fortalecimento dos serviços de saúde da Região e no reforço da investigação biomédica em Portugal», segundo o ABC.
«O Edifício Outreach nasce com o propósito de impulsionar a inovação científica e tecnológica, proporcionando condições de excelência para a investigação e desenvolvimento na área da saúde», acrescenta.
Entre as valências que este centro acolherá no futuro, contam-se um “Biobanco”, «uma infraestrutura essencial para a recolha e conservação de amostras biológicas, fundamentais para a investigação médica e biomédica», e um Banco de Células Estaminais do Cordão Umbilical, «destinado à preservação de células com elevado potencial terapêutico».
Também serão integrados no mesmo edifício um Centro de Entomologia, «dedicado ao estudo de vetores de doenças e à vigilância epidemiológica», e um Laboratório de Genética (Genelab), «que terá um papel determinante na investigação genética aplicada à saúde humana».
A inauguração contará com a presença de entidades do setor da saúde, académicos, investigadores e representantes institucionais, «sublinhando a importância estratégica do Algarve Biomedical Center na promoção da investigação científica e na melhoria dos serviços de saúde a nível regional e nacional».