A Câmara de São Brás de Alportel já começou a maior obra do seu Plano Municipal de Eficiência Hídrica que consiste na renovação do Sistema Adutor do Corotelo.
Este é visto, pela autarquia, como um «projeto essencial para a modernização das infraestruturas de abastecimento de água do concelho».
A intervenção representa um investimento de cerca de 561 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e foi adjudicada ao consórcio Hidralgar, SA – Paviwater Unipessoal, Lda.
As obras, projetadas pela empresa Arquitráfego – Estudos Territoriais de Arquitectura e Tráfego, Lda iniciaram recentemente e têm a duração prevista de 240 dias.
«Os trabalhos consistem na construção de uma nova adutora gravítica, que fará a ligação entre o Reservatório do Corotelo e a adutora existente que abastece o Reservatório de São Romão, proveniente do Reservatório da Arroteia», diz a Câmara de São Brás de Alportel.
A substituição da atual adutora, que já conta com 30 anos de funcionamento e apresenta elevados níveis de perdas de água e frequentes roturas, permitirá uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos e reduzirá desperdícios, promovendo a sustentabilidade ambiental.