Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

A Universidade do Algarve entregou na passada quinta-feira, 6 de Fevereiro, 107 bolsas de excelência, numa sessão que decorreu no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, no Campus de Gambelas. 

Esta foi a 13ª edição destas bolsas que pagarão, a cada um dos 107 alunos, todas as propinas do 1.º ano de licenciatura e/ou Mestrado Integrado, fixadas em 697 euros.

Esta edição contou com a participação de 57 empresas e entidades e um apoio monetário de 74.579 euros. Desde o seu início, no ano letivo 2012/13, a iniciativa já premiou 774 estudantes, totalizando um apoio de mais de 626 560 mil euros.

jf-quarteira

Todos os alunos que ingressaram na Universidade do Algarve (UAlg) através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores, foram premiados com uma bolsa de excelência. Nos termos do regulamento, também foram seriados para atribuição de Bolsa os estudantes colocados com a melhor nota, no respetivo curso, que ingressaram com uma nota de candidatura igual ou superior a 15 valores.

Uma das contempladas foi Joana Baião, natural de Almada, que frequentou a Escola Artística António Arroio, em Lisboa, e ingressou na Universidade do Algarve, em primeira opção, no curso de Imagem Animada, com 19,22 valores.

Na opinião da estudante, «ser aluno de mérito não deve representar apenas boas notas, deve representar o diálogo e compreensão entre colegas, a dedicação no trabalho e o respeito pelos professores, pelo ensino e vice-versa».

Questionada sobre qual a receita para o sucesso académico, considera que os «ingredientes principais são a motivação e a empatia, ou seja, se não houver uma futura profissão, uma vida idealizada, uma paixão como aquela que eu tenho pela arte, que seja então o próprio facto de aprender e ficar a saber o suficiente para ajudar quem não sabe, colega ou não, o motivo para nos dedicarmos. Acredito que a própria partilha de conhecimento é valiosa».

 

 

Sul Informação

 

 

No entanto, refere, «não quero de todo passar uma imagem de ingratidão, porque cada apoio e cada bolsa são verdadeiramente valiosos para todos nós, mas isto vai além do sentido financeiro».

Numa sessão que premeia o mérito dos estudantes, Joana terminou o seu discurso deixando agradecimentos: «à Universidade do Algarve, que me tem recebido tão bem e que me ofereceu esta oportunidade de discursar, a todos os apoiantes desta bolsa, aos meus professores que nunca duvidaram da minha motivação para o sucesso e que até a protegeram, aos meus amigos que tornam este percurso tão divertido e, acima de tudo, à minha família, a quem devo tudo».

Do ponto de vista das entidades e empresas, é muito importante atrair e apoiar o mérito dos alunos.

Para Paulo Jorge Evangelista, membro do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Sotavento Algarvio, mais do que um apoio financeiro, estas bolsas representam um voto de confiança no potencial dos estudantes e na certeza de que continuarão a trilhar um caminho de excelência.

No seu discurso referiu-se ainda à rede de apoio fundamental que também contribui para este sucesso académico, «a família, os amigos e os professores que ajudaram a moldar estes alunos, instigando a sua curiosidade, o pensamento crítico e a sede de saber».

Paulo Jorge Evangelista deixou «um agradecimento à UAlg que com eventos como este reforça o seu compromisso em reconhecer o mérito académico e em fomentar o talento».

Na sua opinião, «o investimento na Educação não se faz apenas através da transmissão do conhecimento, mas também criando oportunidades, estabelecendo parcerias e oferecendo as ferramentas necessárias aos estudantes para que se tornem os grandes profissionais de amanhã».

A terminar, destacou o papel crucial das entidades e empresas que, através do seu apoio e investimento, tornam possíveis estas bolsas. «Este contributo não só se reflete na vida dos estudantes, mas também no futuro do mercado de trabalho e da sociedade, pois apostar na formação de excelência é garantir profissionais altamente qualificados, inovadores e capazes de responder aos desafios do mundo atual».

 

 

Sul Informação

 

 

Como o mérito é também o resultado do trabalho desenvolvido pelos professores, desde o ensino básico ao secundário, culminando no universitário, e como a Universidade do Algarve é um parceiro de todos os agentes educativos, Renata Afonso, diretora da Escola Secundária de Loulé, discursou em representação dos diretores dos agrupamentos de escolas.

A diretora iniciou o seu discurso mencionando a diversidade geográfica das escolas dos alunos premiados, o que «confirma a atratividade e o excelente trabalho científico e académico que é realizado nesta casa».

Na sua opinião, «é um privilégio poder contar com uma Instituição que tanto colabora com as escolas, que se constitui como um reconhecido polo de desenvolvimento para a região do Algarve».

Por fim, o reitor Paulo Águas agradeceu aos estudantes a escolha desta Universidade para prosseguirem os seus estudos, recordando que a UAlg tem vindo a recrutar nos últimos cinco anos mais de 1500 estudantes, na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, ou seja, mais de 90% das vagas disponíveis, apresentando também neste período de tempo uma ocupação superior média nacional, sendo que no presente ano letivo 95% das vagas foram ocupadas na 1ª fase.

Dirigindo-se aos estudantes, incentivou-os a lutarem pelas suas causas e a não ficarem indiferentes. «Reflitam bem, não deixem de ser jovens, acreditem naquilo que são e no que podem ser, tenham paixão, é muito importante estudar, mas também é muito importante crescer como cidadãos», disse.

Além do estudo, na sua opinião, existem valores que são muito importantes: o humanismo, a integridade e a seriedade. «O mundo é muito competitivo, mas essa competitividade não nos dever impedir de fazer tudo o que é de bom», concluiu.

 

 

 

 



festas da cidade de olhao
zoomarine

Também poderá gostar

Artigo Clarks.docx

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas

residencias ualg prr (1)

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visitou obras das novas residências universitárias da UAlg

computadores_digital_online_tecnologia_er_02

Algarve Evolution organiza sessão de apresentação de estágios de Verão para estudantes