Os deputados algarvios do PS, eleitos pelo Algarve, pediram ao Governo «um plano de manutenção e conservação regular do piso da A22» devido ao aumento do tráfego na sequência no fim das portagens.
Os parlamentares também querem a retirada dos antigos pórticos de portagens da Via do Infante.
Jamila Madeira, Jorge Botelho e Luís Graça chamam a atenção do Ministério das Infraestruturas para o previsível aumento do tráfego rodoviário com a implementação do fim das portagens na A22, conforme proposta do Partido Socialista aprovada pelo parlamento, particularmente de veículos pesados e de transporte de mercadorias, «situação que impõe uma renovada atenção do Governo para a manutenção da qualidade do piso».
Luís Graça, deputado e presidente do PS Algarve, recorda que «mesmo durante o período da concessão, em que era suposto o pagamento de portagens garantir a contraprestação de uma via de elevada qualidade, a degradação do piso na Via do Infante foi motivo de preocupação recorrente para os deputados e autarcas socialistas».
«Em diversos troços o piso da Via do Infante já apresenta sinais evidentes de degradação, com o Inverno, o fim das portagens e o aumento do tráfego iremos ter um desgaste mais acelerado do piso pelo que importa que as Infraestruturas de Portugal acionem medidas que garantam a segurança dos utilizadores», concluiu o deputado socialista.
Os deputados do PS aproveitaram ainda para solicitar ao Governo que garanta junto das Infraestruturas de Portugal a retirada dos antigos pórticos de portagem, com particular urgência aqueles que ainda se mantêm na fronteira do rio Guadiana e que apesar do fim das portagens desde o primeiro dia de 2025 ainda alertam os condutores que entram em Portugal vindos de Espanha para a existência de uma via portajada.