O Farense foi afastado esta terça-feira da Taça de Portugal de futebol pelo Benfica, em jogo dos oitavos de final da competição em que permitiu a reviravolta do adversário no espaço de dois minutos, já na segunda metade.
O avançado Tomané colocou os algarvios em vantagem, aos sete minutos, mas os “encarnados” deram a volta ao resultado por Schjelderup, aos 56 minutos, e Arthur Cabral, aos 58, com Bah, aos 62, a “matar” o jogo perante uma equipa algarvia atarantada pela “avalanche” adversária.
Os centrais Raúl Silva e Tomás Ribeiro, único reforço de inverno e que fez a sua estreia absoluta pelos algarvios, foram as duas novidades no onze escolhido por Tozé Marreco, face ao empate no reduto do Santa Clara para o campeonato.
O Benfica parecia ter entrado a “todo o gás” e podia ter marcado logo no primeiro minuto – centro de Schjelderup com remate de Di María a centímetros da barra –, mas o Farense não se atemorizou, respondendo de forma imediata com o 1-0.
Aos sete minutos, na sequência de canto cobrado à direita por Merghem, Tomané saltou mais alto ao primeiro poste, ganhando o duelo a António Silva, e assinou de cabeça o seu segundo golo da temporada, em 10 jogos oficiais.
O conjunto algarvio “trancou” os caminhos para a sua baliza, recuando de forma intencional para controlar o ascendente dos “encarnados”, que até ao intervalo tiveram mais posse de bola, mas de forma inconsequente.
À exceção de um livre direto batido de forma traiçoeira por Di María, aos 22 minutos, que Ricardo Velho resolveu de forma pouca ortodoxa, o Benfica não ameaçou, com Ângelo Neto e Di María, substituídos por lesão ainda no primeiro tempo, a serem baixas nos dois lados.
No reatamento, aos 50 minutos, Miguel Menino esteve perto do 2-0, evitado por Samuel Soares, mas seria o Benfica a marcar três golos no espaço de seis minutos, selando o desfecho da partida.
Schjelderup igualou a partida com um remate forte, aos 56 minutos, e Arthur Cabral virou o jogo, dois minutos depois, antes de Bah, aos 62, arrumar a questão na recarga a um remate de Cabral defendido por Ricardo Velho.
O treinador do Farense renovou todo o ataque, mas a equipa algarvia, claramente afetada pelo rumo do jogo, já não conseguiu reagir à altura, perante um Benfica tranquilo a segurar a vantagem.
A equipa de Tozé Marreco volta agora a pensar no campeonato, com o próximo compromisso marcado para domingo, 19 de Janeiro, às 15h30, no reduto do Moreirense.