Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

“Postal Em Branco” é o nome do mais  recente EP, já disponível, lançado pela cantora e compositora algarvia Marta Lima.

Pensado e construído em parceria com o produtor Ben Monteiro (D’Alva), o curta duração marca «o início de uma fase criativa mais profunda para a artista, que apresenta um conjunto de canções sobre temáticas como a introspeção, a luta pela autoaceitação e a superação, bem como uma evolução na sua sonoridade».

«Este projeto tem uma sonoridade muito diferente do que tinha apresentado até agora. Foi um trabalho em conjunto com o Ben Monteiro, produtor de todas as faixas, no sentido de perceber aquilo que ainda não tinha feito e o que era interessante apresentar. Foi um processo demorado e que denota uma clara vontade de aprofundar e transformar as canções. O EP encerra uma mensagem forte e com um significado pessoal muito importante, que representa a fase de vida em que me encontrava quando escrevi estas canções: um lugar de dor, transformação, auto aceitação e, posteriormente, paz e leveza», conta Marta Lima.

recrutamento zoomarine 2025

Nas palavras da artista, «trabalhar com o Ben Monteiro é ser constantemente desafiada a ser melhor, a partilhar emoções e a história por detrás de cada canção e, principalmente, explorar coisas diferentes na música».

Gravado e produzido nos Great Dane Studios, “Postal em Branco” inclui o novo tema “Lima Limão”, com a participação de Ben Monteiro, bem como os singles ‘Passos Marcados’ – que alcançou o segundo lugar no Top A3.30, as canções mais votadas de 2024 pelo público da rádio Antena 3.

“Vi-te Partir”, diz Marta Lima, «é a consciencialização da partida de alguém que deixou um vazio imenso.

“Postal em Branco” é «uma canção introspetiva que explora a dificuldade em expressar emoções, reflete o peso de guardar esses sentimentos não verbalizados, como uma carta nunca enviada».

 

Sul Informação

 

Já “Passos Marcados” é uma canção «mais crua, menos afeitada pelos reverbs, com guitarras e sintetizadores distorcidos», sobre um sujeito poético que acredita «na existência de um plano para todos nós e que tudo tem uma razão de ser/acontecer, ou seja, que tudo é predestinado»;

E “Lima Limão” «é uma música divertida que espelha a amizade que construí com o Ben Monteiro, depois dele me ter desafiado a escrever uma canção em conjunto».

“Postal em Branco” é o segundo EP de Marta Lima e sucede a “Murmúrio”, de 2023.

Além de Ben Monteiro, o novo lançamento conta com as participações de Francisco Santos (bateria), Afonso Lima (guitarra, bandolim), Maria Carvalho (teclados), Mariana Martins (bandolim), Helena Lima (vozes adicionais), Maria Seabra (vozes adicionais) e Vitor Carraca Teixeira (mistura e masterização).

O curta duração será apresentado ao vivo durante este ano, com várias datas ainda por anunciar e outras já confirmadas, entre as quais uma tour por várias FNACs durante este mês de Janeiro, um concerto no Centro Cultural de Coura, em Paredes de Coura, no dia 7 de Fevereiro, e ainda no Musicbox, em Lisboa, a 26 de Fevereiro.

 


A música faz parte da vida da cantautora Marta Lima desde muito cedo, já que começou os estudos aos 5 anos na Academia de Música de Lagos, onde aprendeu bateria, piano e guitarra.
Ao longo do tempo, a música foi ficando em segundo plano, enquanto concluía a licenciatura em Administração Pública e o Mestrado em Relações Internacionais. Durante o último ano de estudos, Marta Lima percebeu que se tinha afastado da sua verdadeira paixão. Assim, deixou a formação académica em pausa e iniciou o curso de Jazz no Hot Clube Portugal, uma mudança que reflete a sua vontade firme de pertencer ao panorama musical português.

Em 2023 editou o EP de estreia, “Murmúrio”, e realizou mais de 30 concertos, chamando a atenção do público e da crítica. Além da edição do primeiro curta duração, as participações no NOS Alive, Festival F, a abertura do concerto de Vitor Kley no festival “Arte Doce”, em Lagos, e um dueto com Buba Espinho, num espetáculo no Centro Cultural de Lagos, representam, até à data, os pontos altos do promissor início de carreira de Marta Lima.

Já em 2024, abriu o concerto d’Os Quatro e Meia na Semana Académica do Algarve, a convite de Joana Alegre atuou no Teatro Amélia Rey Colaço, no espetáculo “LUAS” acústico, com Mila Dores, Elisa Rodrigues e Tainá, e lançou o aclamado single ‘Passos Marcados‘, com airplay na Antena 1, Antena 3 e TSF. Edita agora ‘Postal em Branco‘, o tema título do segundo EP da cantora e compositora, já disponível em todas as plataformas digitais.



infraquinta rumo à sustentabilidade
municipio de portimao

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Não se pode, Não se pode (ensaio) ©JoãoVersosRoldão, TNDMII (1)

Espetáculo infantil «Não se pode! Não se pode!» estreia-se em Lagos

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro