Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) ativou ontem o nível 1 do plano de contingência para garantir o internamento do «elevado número de doentes» que se encontram na urgência do hospital de Évora.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ULSAC explicou que o nível 1 do Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno 2024/2025, o menos grave de três, corresponde a «um estado de contingência ligeiro».

«Esta medida tem como objetivo garantir o internamento de um elevado número de doentes que se encontram no Serviço de Urgência Polivalente (SUP) [do Hospital do Espírito Santo de Évora] há mais de dois dias», adiantou.

sessões de cinema de inverno

A Lusa questionou a ULSAC sobre o número de doentes a internar, sem sucesso.

Com a medida, esta unidade local de saúde disse que «irá reforçar a gestão de altas hospitalares e proceder à redistribuição interna de camas hospitalares pelos vários serviços de internamento» para dar resposta aos doentes.

«Este plano permanecerá em vigor até que seja restabelecida a normalidade no funcionamento do SUP», acrescentou.

No comunicado, a ULSAC apelou à população para que, em situações não emergentes, recorra à consulta de doença aguda nas unidades de cuidados de saúde primários.

Já em casos de emergência, lembrou que os Serviços de Urgência Básica de Montemor-o-Novo e Estremoz e o Serviço de Atendimento Permanente de Vendas Novas estão disponíveis 24 horas por dia.

A ativação do Plano de Contingência está contemplada no Módulo de Inverno 2024/2025, que define medidas preventivas e de minimização dos impactos do frio extremo na saúde da população durante os meses de outono e inverno.

 



recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

Casével_1

Castro Verde apresenta projeto do novo Posto Médico de Casével

Woman applying sun lotion at the beach|Protetor solar_praia_sol_Depositphotos_23996845_L|Protetor solar_praia_sol_Depositphotos_118620834_L|Protetor solar_praia_sol_Depositphotos_161601074_L

Protetores solares devem ter uso diário, mesmo no Inverno

Estação_de_Beja

Bactéria legionella detetada nas estações ferroviárias de Beja e Cuba