Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Projeto Público de arquitetura para a Casa Mortuária de Barrancos, da autoria do MESA Atelier, foi o vencedor da 4ª edição do Prémio Concreta UNDER 40.

O Prémio Concreta UNDER 40 tem como objetivo “promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos, cujo patamar de idades não ultrapassará, em média, os 40 anos, e que têm exercido a sua profissão à luz de uma realidade económica, social, tecnológica e jurídica bem diferente das gerações anteriores”.

Segundo os promotores, “pretende-se avaliar e premiar obras contruídas em território nacional, da autoria de Arquitetos portugueses que, com criatividade, profissionalismo e mestria, se adaptaram à realidade da sua época, e desenvolveram projetos que se destacam pela capacidade criativa e de inovação, aliadas à qualidade técnica”.

recrutamento zoomarine 2025

O MESA Atelier é constituído pelos arquitetos Paulo Dias (coordenação), João Varela e Ana Isabel Santos.

O júri do prémio, constituído pelos arquitetos/as Inês Brandão e Inês Lobo (a convite da Exponor), Diogo Aguiar (comissário da Feira Concreta), Francisco Adão da Fonseca (em representação do CDRN da Ordem dos Arquitetos) e engenheira Filipa Varela (em representação Ibérica da área de prescrição da CIN) destacou que, “tratando-se de uma obra pública, resultado de um concurso público, esta proposta distingue-se pela criação de espaço público de grande qualidade no interior do Sul de Portugal, em Barrancos”.

“É notória a sua integração sensível no território, bem como a pertinente configuração volumétrica do programa na sua relação direta com a paisagem, sensível à potenciação da temática interior/exterior através do desenho de atravessamentos visuais”, acrescentou o júri.

“No interior, é evidente a dignidade com que é trabalhado um programa que remete para a interioridade e introspeção, a partir do desenho das estruturas das coberturas e dos momentos de luz. Foi ainda valorizada a expressão tectónica da construção, feita com contenção, sobriedade, simplicidade e coerência material”, concluiu o júri.

O Prémio Concreta UNDER 40 é uma iniciativa promovida pela Exponor-Feira Internacional do Porto, que conta com o apoio técnico do Conselho Diretivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitectos e com o patrocínio da empresa Tintas CIN.

 

Sul Informação

 

Casa Mortuária de Barrancos
https://lnkd.in/dqNKbGVa
Arquitetura: mesaatelier_ Paulo Dias (coord.), João Varela e Ana Isabel Santos
Arquitetura Paisagista: Francisco Caldeira Cabral
Estabilidade: João Paulo Cardoso_PRPC Engenheiros
Especialidades: ACRIBIA
Medições e Orçamentos: TRIBATO
Construção: Joaquim Gonçalves – Construções, Lda
Fiscalização: Progesteam Engineering, Lda
Fotografia: Nuno Almendra
Promotor: Município de Barrancos
Assessoria Técnica: Ordem dos Arquitectos | SR LVT

 

Clique aqui para conhecer todos os vencedores deste ano.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



sessões de cinema de inverno
teatro das figuras

Também poderá gostar

Igreja de São João dos Caldeireiros

Mértola apoia obras de conservação em mais três igrejas do concelho

Ponte do Vascão_entre Alcoutim e Mértola_er_01|Figura 04 1150

Reabertura de trânsito na ponte do Vascão, entre Alcoutim e Mértola, foi adiada para Outubro

Autocaravanas na Praia da Marinha_Agosto 2016_01

Turismo do Alentejo e Ribatejo promove autocaravanismo com campanha nacional