Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Um novo centro de recolha de pneus usados é inaugurado, na segunda-feira, no concelho de Castro Verde, para fortalecer «a eficiência» do sistema de gestão deste tipo de resíduos no Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

Trata-se de um projeto do grupo de construção civil Tecnovia, em parceria com a Valorpneu, entidade licenciada para a gestão do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), num investimento avaliado em cerca de 100 mil euros.

Com este projeto, a Tecnovia «passa a integrar a Rede Nacional de Recolha da Valorpneu, fortalecendo a eficiência e a qualidade do Sistema de Gestão de Pneus Usados nos concelhos do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral», explicou hoje a empresa em comunicado enviado à agência Lusa.

maozorra

De acordo com a Tecnovia, «esta rede desempenha um papel crucial na gestão sustentável de pneus em fim de vida, minimizando os impactos ambientais e incentivando a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, em alinhamento com os princípios da economia circular».

A empresa referiu ainda que esta colaboração com a Valorpneu «representa um compromisso conjunto com práticas de gestão de resíduos responsáveis».

«Esta parceria reforça a missão de ambas as entidades de liderar pelo exemplo no setor de resíduos, promovendo a sustentabilidade e um modelo de economia circular», reforçou.

A nova resposta da Tecnovia fica integrada no Centro de Gestão de Resíduos de Aivados, instalado junto ao Itinerário Complementar (IC) 1 e um dos oito centros do grupo para a gestão de resíduos de construção e demolição (RCD) e outros resíduos não perigosos.

«Com licença para receção, triagem e armazenagem de variados resíduos, o centro recebe uma ampla gama de resíduos, tais como betão, tijolos, ladrilhos, telhas, metais, misturas betuminosas, alcatrão e outros», lê-se no comunicado.

Segundo a empresa, a infraestrutura está «equipada com os recursos que permitem oferecer soluções integradas de gestão de resíduos, incluindo recolha, triagem, transporte, tratamento, reciclagem e valorização dos RCD».

A Tecnovia acrescentou que, através do Centro de Gestão de Resíduos de Aivados, está a reafirmar o «seu compromisso com uma gestão sustentável de resíduos, prolongando a vida útil dos materiais, preservando recursos naturais e promovendo práticas alinhadas com a economia circular».

Com 60 anos de existência, o Grupo Tecnovia atua no setor da construção civil e obras públicas em Portugal e também em mercados internacionais como Angola, Marrocos, Cabo Verde, Equador, Bolívia ou Uganda.



festival do marisco de olhao
municipio de odemira

Também poderá gostar

inteligencia artificial 2

Profissionais da Administração Pública aprendem sobre inovação digital na CCDR Alentejo

Recycling Garbage

Recicladas mais de 100 mil toneladas de resíduos desde 2003 no Baixo Alentejo

Vehicle of the portuguese Republican National Guard

Prisão preventiva para suspeitos de furtos em Alcácer do Sal