A intenção passou a realidade. Albufeira já é oficialmente candidata a Cidade Europeia do Desporto, em 2026, um desígnio que o presidente da Câmara acredita que será alcançado por «todas as condições» que o concelho tem.
O momento da oficialização da candidatura aconteceu esta quarta-feira, 16 de Outubro, com a visita, a Albufeira, da Comissão Avaliadora constituída por Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europa – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, António Garde, vice-presidente da ACES Espanha, Anna Majoral, delegada da ACES Europa de Andorra, Nuno Santos, presidente da ACES Portugal, e César Peixoto, professor da Faculdade de Motricidade Humana.
Esta visita começou com uma conferência de imprensa, nos Paços do Concelho de Albufeira, que serviu para entregar, em mãos, o dossier “Albufeira`26 – Candidata a Cidade Europeia do Desporto”.
Ao Sul Informação, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, explicou que esse dossier contém uma caracterização do panorama desportivo do concelho, tanto a nível de infraestruturas, como de clubes e das «várias competições nacionais e internacionais que temos acolhido».
Em termos de obras, disse o autarca, estão previstas duas: «a construção de um centro associativo, cujo projeto está quase pronto, e de um Pavilhão Desportivo nas Ferreiras, um sonho antigo e a cujo projeto nos vamos dedicar».
José Carlos Rolo não tem dúvidas de que Albufeira tem «todas as condições» para ser Cidade Europeia do Desporto já em 2026.
«Temos condições desportivas de excelência, temos condições logísticas, com hotéis e restauração, temos nome mundial… temos tudo», resumiu.
«Albufeira tem excelentes infraestruturas desportivas, knowhow, capacidade para organizar e receber grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional e um forte movimento associativo. Sendo Albufeira um concelho relativamente pequeno, somos um dos municípios na região com o maior número de atletas federados inscritos na Associação de Futebol do Algarve ao nível da formação», disse José Carlos Rolo, na conferência de imprensa.
«Atualmente, temos 3220 atletas, dos quais 2241 são federados, repartidos por 28 modalidades, 51 clubes e associações desportivas, e 27 infraestruturas desportivas de qualidade, entre estádios, pavilhões, infraestruturas para desporto informal, pistas e piscinas, distribuídas por todo o concelho. Paralelamente, apoiamos. em regime de permanência, 11 atletas de renome internacional e organizamos, totalmente ou em parceria, diversos eventos desportivos ao longo de todo o ano», acrescentou.
De resto, o mote da candidatura de Albufeira é mesmo “Desporto é para Todos”.
«Para cumprirmos este desiderato, temos programas vocacionados para todas as faixas etárias da população, sem esquecer os mais idosos, cujo expoente máximo é o trabalho desenvolvido no Clube Avô, bem como programas específicos dedicados à obesidade e à diabetes», considerou o autarca.
Já Gian Lupatteli, presidente da ACES Europa, destacou o facto de Albufeira ser uma cidade «conhecida internacionalmente» e que recebe milhares de turistas todos os anos.
«Estou muito feliz por ver esta sala cheia de pessoas, atletas, dirigentes, entidades locais e regionais, embaixadores da candidatura e comunidade albufeirense, todos unidos em volta deste objetivo comum», disse.
«Estou seguro de que Albufeira irá apresentar um dossier que transmite claramente o valor dos seus equipamentos desportivos, do empenhamento da massa associativa e da missão e visão do Município em prol do desenvolvimento desportivo no concelho como um todo», acrescentou.
A conferência de imprensa serviu ainda para a apresentação ao vivo do hino da candidatura, com letra da escritora Luísa Monteiro, música da compositora Catarina Leote e interpretação de César Matoso.
Durante os três dias que permaneceu em Albufeira, a Comissão visitou os principais equipamentos desportivos do concelho: Polidesportivo de Olhos de Água, Pista internacional das Açoteias; Pavilhão Desportivo de Olhos de Água, Polidesportivo da EB1,2,3 de Paderne, Campo Sintético dos Campos Elói, Estádio Arsénio Catuna, Estádio Municipal da Nora, Cidade Desportiva de Albufeira (Padle Blu, Estádio Municipal e Campos Sintéticos, Pavilhão Desportivo, Skate Parque) e Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária de Albufeira, bem como alguns equipamentos desportivos de unidades hoteleiras do concelho com as quais a autarquia mantem protocolos.
O programa incluiu, ainda, uma visita guiada ao Centro Antigo de Albufeira e um passeio de barco pela costa.
No último dia, a comitiva teve, ainda, a oportunidade de assistir a um Torneio de Futevólei na Praia dos Pescadores. O programa encerrou com um Welcome Drink a que se seguiu o Jantar de Gala “Albufeira Candidata a Cidade Europeia do desporto 2026”, no restaurante “Le Club”, na Praia de Santa Eulália.
Agora resta esperar, cerca de um mês, pela votação em Bruxelas da candidatura de Albufeira, que concorre com o Município de Paredes.