Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Município de Faro vai voltar a promover uma descida da carga fiscal para munícipes e empresas no próximo ano, sendo o IMI uma das mais significativas. 

O pacote fiscal, aprovado no dia 23 de Setembro em reunião de câmara, e na segunda-feira, dia 30, em Assembleia Municipal, prevê uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos.

Após uma descida significativa deste imposto em 2024 (de 0,35% para 0,32%), o Município de Faro volta a descer esta taxa em 2025 para 0,30% – a taxa mínima que o Município pode cobrar.

lagos eventos

Assim, a taxa de IMI sofre a sua sexta redução ao longo dos últimos 11 anos, sendo que há quatro anos, em 2020, esta taxa estava fixada em 0,38%.

Simultaneamente, e tal como já tem vindo a acontecer nos últimos anos, o Município de Faro mantém um apoio às famílias com filhos a cargo, com uma redução de taxa para os prédios urbanos destinados a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do agregado familiar, atendendo ao número de descendentes que compõem o respetivo agregado.

Já no caso de prédios rústicos, a taxa de IMI mantém-se em 0,8%.

O pacote fiscal agora aprovado para 2025 volta também a beneficiar as empresas do concelho de Faro com uma nova descida da taxa de derrama: além da isenção desta taxa para empresas com um volume de negócios até 150 mil euros, já em vigor, a taxa normal de derrama volta a baixar de 1,35% para 1,20% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas).

A taxa passou de 1,50% em 2023 para 1,35% em 2024.

Também a taxa de participação variável na formação do IRS recebido do concelho reduz de 5% para 4,5%, enquanto a taxa de direitos de passagem por bens do domínio público e privado municipal – por parte de empresas que oferecem redes e serviços de comunicações acessíveis ao público e infraestruturas de alojamento dessas comunicações – fixa-se novamente no valor de 0,25%.

Com estas medidas, o Município de Faro afirma que pretende «continuar a apoiar as famílias e empresas que enfrentam actualmente um desafiante contexto económico e social.

Ao todo, com a redução destas taxas em 2025, a autarquia deixa de receber um valor global de cerca de 1.700.000 euros, aumentando assim, nessa medida, a disponibilidade financeira das empresas e famílias do concelho.

 



festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

Porfírio Maia

Porfírio Maia é o convidado da próxima Tertúlia Farense

Faro Jovem

“Faro Jovem” mostra trabalho das associações com muitas iniciativas

Zeca Afonso

Busto em bronze de Zeca Afonso vai ser descerrado em Faro na madrugada de sexta-feira