Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O algarvio João José, selecionador português de voleibol, festejou esta terça-feira o apuramento para o próximo Campeonato do Mundo de seniores masculinos, que se disputará nas Filipinas em 2025, 23 anos depois da última presença, então como jogador.

A equipa das quinas está apurada diretamente para o Mundial, marcado para 12 a 28 de Setembro do próximo ano, anunciou a Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Qualificaram-se automaticamente para o Mundial 2025 de masculinos duas seleções – a anfitriã, Filipinas, e a atual campeã mundial, a Itália.

Banner lateral albufeira

De acordo com o novo sistema de qualificação, 15 vagas foram concedidas durante os campeonatos continentais de 2023 e as 15 vagas restantes foram preenchidas pelas melhores seleções no “ranking” mundial no final do mês de Agosto, entre as quais Portugal.

A FIVB avançou ainda que, a partir desta edição, os participantes no Mundial passam de 24 para 32 e serão distribuídos, numa primeira fase, por oito grupos de quatro seleções, com os dois primeiros classificados a seguirem para a fase a eliminar.

Será o regresso, desta vez como selecionador nacional, de João José, de 46 anos e natural de Portimão, a um Campeonato do Mundo, após a participação em Argentina’2002, onde foi distinguido como o melhor blocador, tendo dividido então o prémio monetário com os seus colegas de equipa, que levaram Portugal ao oitavo lugar.

«Voltar a estar em mais uma fase final, desta vez do Campeonato do Mundo, é mais uma oportunidade para trabalharmos e competirmos com os melhores no sentido de continuar a desenvolver e consolidar a nossa posição no voleibol internacional. A seleção nacional, através da Federação Portuguesa de Voleibol [FPV], tem vindo nos últimos anos a trabalhar neste sentido e é muito gratificante ver assim atingido este objetivo», afirmou João José, citado pela federação.

A presença com regularidade em fases finais, acrescentou o técnico, é um dos fatores que poderá tornar a seleção «mais forte no futuro e mais próxima dos níveis de desempenho e de excelência» pretendidos.

Na sua carreira de jogador, João José representou Machico, Marítimo, Castelo da Maia, VFR Friedrichshafen (Alemanha) e Fonte do Bastardo, contabilizando nove títulos de campeão nacional e um título europeu pelo emblema germânico, em 2007.

O ex-capitão da equipa das quinas integra, desde 2018, a equipa técnica da seleção nacional, tendo iniciado o percurso de selecionador masculino em 2021.

 



festival do marisco de olhao
municipio de odemira

Também poderá gostar

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Barbara Domingues - Foto: Edgar Pires | Sul Informação

Federação de ginástica deseja Campeonato da Europa em Portimão em 2026

tamble-portimonense-academico-2025

Portimonense perde em Viseu, mas já evitou descida direta