O futebolista algarvio Mateus Fernandes assinou contrato de cinco temporadas com o Southampton, da Premier League inglesa, num negócio que garante já ao Sporting 15 milhões de euros, com mais 5 milhões de euros em objetivos.
O médio de 20 anos, natural de Olhão, transfere-se para o clube recém-promovido à principal liga de Inglaterra no início de uma época em que pretendia afirmar-se na equipa principal dos “leões”, depois de um bem sucedido empréstimo ao Estoril Praia.
«Estou muito feliz por estar aqui, é um sonho tornado realidade vir para Inglaterra e jogar na Premier League. É a melhor liga do mundo, na minha opinião. Tem os melhores treinadores, os melhores jogadores, as melhores equipas. É bom para mim, para o meu crescimento e estou feliz», disse Mateus Fernandes, citado pelo emblema inglês.
O futebolista algarvio promete ajudar a equipa, mas também quer ajuda para enfrentar o novo desafio: «Quero ajudar a equipa, mas sou novo em Inglaterra, então, também preciso da ajuda dos meus colegas. Quero desfrutar da Premier League e acho que posso ajudar, tanto com bola como sem bola.»
O Sporting indicou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que, além dos 15 milhões de euros desembolsados pelos “saints” pela transferência, estão previstos mais 5 milhões de euros, «em função da verificação de determinados objetivos relacionados com o desempenho desportivo do jogador e do Southampton».
Adicionalmente, a SAD “leonina” garantiu o direito a receber «o montante correspondente a 10% da mais-valia de uma futura transferência» do médio algarvio.
O internacional sub-21 português iniciou a sua formação no Olhanense, em 2010, e mudou-se para o Sporting seis anos depois, num percurso que incluiu 10 jogos e um golo pela equipa principal do emblema “leonino”.