Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A Câmara de Vila Real de Santo António vai disponibilizar, de forma gratuita, no próximo ano letivo, livros de fichas aos alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino básico que frequentem os estabelecimentos de ensino público do concelho.

A medida representa um investimento na ordem dos 65 mil euros e reafirma o compromisso do município com a educação, que é uma das suas prioridades, garantindo aos estudantes que frequentam as escolas do concelho o acesso a recursos adequados.

O apoio abrange cerca de 1200 alunos e visa aliviar as despesas das famílias no contexto económico atual, uma vez que o custo dos livros de fichas representa um encargo financeiro significativo para muitos agregados.

jf-quarteira

«Com este investimento, a Câmara Municipal facultará, a todos os alunos do primeiro e segundo ciclos, do 1º até ao 6º ano, os livros de fichas necessários para apoiar o seu processo de aprendizagem. Desta forma, estamos a contribuir para o sucesso escolar das nossas crianças e a criar igualdade de oportunidades para todos», afirma, Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de VRSA.

No ano passado, a medida abrangia apenas os alunos do primeiro ciclo. Contudo, a autarquia decidiu ampliar, no ano letivo 2024/2025, o apoio ao segundo ciclo, passando de 700 para 1200 alunos beneficiados.

De acordo com a legislação atual, apenas os manuais escolares são comparticipados, deixando de fora os livros de fichas, requisitados por muitos docentes, especificamente nestes ciclos de ensino.

A entrega dos livros de fichas aos encarregados de educação ficará a cargo do respetivo Agrupamento de Escolas. Nas reuniões de início do ano letivo, o diretor de turma ou o professor titular de turma irá proceder à sua entrega.

Não será necessário qualquer registo prévio, uma vez que a quantidade de livros disponibilizada está de acordo com o número de alunos matriculados no respetivo Agrupamento de Escolas.

 



vamos à vila 2025
teatro das figuras

Também poderá gostar

Erasmus 2

Primeira mobilidade do projeto Erasmus+ ECOCRAFT esteve na Escola Pinheiro e Rosa

Nova EB 23 Castro Marim

Castro Marim quer «requalificar, ampliar e modernizar» escola EB 2, 3

Artigo Clarks.docx

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas