Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Garantir a documentação, salvaguarda e valorização do património cultural local, mas também a realização de iniciativas, é o objetivo do protocolo de cooperação assinado no final de Maio entre a Câmara de Vila do Bispo e a AVONDE – Associação Cultural.

Este acordo «tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas de âmbito cultural, artístico e educacional, que permitam, à semelhança de outras ações desenvolvidas em 2022 e 2023, documentar, salvaguardar e valorizar o Património Cultural Local, designadamente imaterial, tradicional e etnográfico, bem como, a realização de projetos que promovam a formação, a expressão e a divulgação artística entre a comunidade local», segundo a Câmara de Vila do Bispo.

A autarquia comprometeu-se a dar um apoio financeiro de  20 mil euros à AVONDE e, em contrapartida, esta associação irá desenvolver os projetos “Gentes do Cabo III”, “Massa III – Oficina de Doce Fino”, “Sessão de Cinema” e “Mestras da Vila”.

recrutamento zoomarine 2025

O primeiro projeto refere-se à realização de um filme documental, «desta feita subordinado ao tema da atividade marisqueira e dos apanhadores de perceves de Vila do Bispo, considerando a carga histórica, a relevância tradicional e a importância económica desta atividade tão característica da Costa Vicentina».

No que toca ao projeto, “Massa III – Oficina de Doce Fino”, a AVONDE terá de realizar um workshop de doce fino que deverá envolver a comunidade sénior na partilha de saberes ancestrais, contribuindo para a sua continuidade e transmissão às presentes e futuras gerações.

A realização da “Sessão de Cinema” dedicada à comunidade sénior do concelho é outra das atividades previstas neste protocolo.

Já o projeto “Mestras da Vila” «engloba um trabalho de pesquisa, levantamento e registo documental visual sobre as atividades tradicionais ligadas à área dos trabalhos manuais de crochet, bordado e renda desenvolvidos pela comunidade de artesãs do concelho, visando reunir testemunhos sobre os respetivos processos, técnicas, gestos, matérias-primas, ferramentas, histórias e as memórias».

 



Banner lateral albufeira
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Print

Catalães da Zero en Conducta apresentam “Trashhh!!!” a 26 de Abril em Barão de São Miguel

MUSEU

Museu de Portimão abre portas “À Descoberta do Turismo Industrial”