Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Museu da Escrita do Sudoeste (MESA) regressa este sábado à sua casa original, na Rua do Relógio, em Almodôvar, após ter estado a funcionar temporariamente no Convento de Nossa Senhora da Conceição – Fórum Cultural de Almodôvar.

Depois das obras de ampliação e modernização de que foi alvo, o espaço volta a abrir portas ao público, no domingo, dia 16 de junho.

Entretanto, para este sábado, 15 de junho, está agendada a inauguração oficial das obras de reabilitação e ampliação desta infraestrutura e também da nova museografia que ficará exposta.

festival do marisco de olhao

As obras dotaram o edifício do MESA de mais espaço, mais áreas de exposição e pedagógicas, permitindo “mais aprendizagem” e uma maior “partilha” do espólio do museu.

 

Sul Informação

 

A escrita do Sudoeste utiliza caracteres de origem fenícia, mas nunca foi decifrada pelo facto de se desconhecer a língua que lhe serve de base.

Foi utilizada pelos Cónios ou Tartessos, um povo que viveu, durante a Idade do Ferro, em territórios que hoje correspondem às regiões da Andaluzia, Baixo Alentejo e Algarve. É a primeira escrita da Península Ibérica baseada num alfabeto.

O Museu da escrita do Sudoeste, em Almodôvar, reúne os testemunhos mais importantes desta escrita utilizada por um povo que prosperou entre os anos 1000 e 500 antes de Cristo. Existem muitas dúvidas sobre o local onde se estabeleceu a capital dos Tartessos, como também em relação a outros momentos da vida deste povo ibérico.

Dos testemunhos físicos, o que se conhece melhor é a escrita gravada na pedra, sobretudo em estelas, vestígios que são especialmente ricos no Alentejo e na Serra do Caldeirão, no Algarve.

 

Sul Informação
Mapa com a localização das estelas até hoje descobertas – Fonte: Projecto Estela

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



inframoura
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Foto: Lusitano GC / Facebook

Lusitano de Évora garante subida à 3 Liga

crianças_escolas_creches_recreio_3

Projeto da Universidade de Évora mostra que brincar às lutas faz bem às crianças

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos