Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

A nova geração do Cartão de Cidadão, com fotografia maior e que dispensa a utilização de leitor de cartões, abrindo novas formas de utilização como o uso de título de transporte, está disponível a partir de hoje.

A produção da nova versão do documento de identificação já começou e o primeiro cartão vai ser entregue hoje, explicou fonte do Ministério da Justiça à Lusa.

Esta nova geração foi anunciada pelo Governo cessante, em março, como sendo um cartão «mais completo, mais seguro, mais digital» e «muito inovador», com tecnologia sem contacto (contactless) para simplificar a leitura da informação e abrir novas formas de utilização.

recrutamento zoomarine 2025

Em linha com a mais recente legislação europeia e normas de segurança, o novo cartão tem um segundo chip com tecnologia contactless para maior segurança física e eletrónica, permitindo alavancar a sua utilização quer nos serviços públicos, quer no setor privado, sem necessidade de utilização de leitor de cartões, explica o Ministério na página de internet.

É através da tecnologia contactless que o novo Cartão de Cidadão vai poder ser usado como título de transporte em todo o país, possibilitando associar bilhetes eletrónicos para espetáculos, além de poder servir como meio de autenticação num serviço digital ou presencial.

Embora seja um cartão físico, cerca de 50% das características são digitais, integrando mais de 30 elementos de segurança física, eletrónica e digital, com materiais inovadores, destacando o Ministério que o cartão se mantém, à data, como um dos documentos de identidade mais seguros do mundo.

A fotografia do titular do novo cartão passa a ter maiores dimensões, para permitir identificar melhor o titular do Cartão do Cidadão, e o chip passa a estar no verso.

O novo Cartão do Cidadão pretende também uma melhor precisão e eficiência nos processos de controlo e segurança das fronteiras, garantindo também documentos de viagem seguros e à prova de falsificação.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
emarp

Também poderá gostar

Sul Informação - Assembleia Intermunicipal aprovou revisão de orçamento da AMAL em pleno apagão

Novas instalações da Diretoria do Sul da PJ inauguradas hoje pela ministra da Justiça

Sul Informação - PAN e CDU já entregaram listas de candidatos às Legislativas

Ministério da Justiça abre concurso com 51 vagas para oficial de justiça, seis são no Algarve

Sul Informação - Governo vai contratar mais 108 oficiais de justiça

Governo vai contratar mais 108 oficiais de justiça