Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

A alfarrobeira, espécie rústica, adaptada a solos pobres e climas secos, pode ser uma resposta às alterações climáticas, que têm sido um dos maiores desafios da Agricultura, nomeadamente no Algarve.

Por causa disso, a CCDR Algarve | Agricultura e Pescas vai promover, no próximo dia 16 de maio, às 15h00, o seminário “A Alfarrobeira perante os Desafios Climáticos do Futuro”, a decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

A valorização de recursos genéticos tradicionais, novas culturas e gestão de água de rega em contexto de alterações climáticas são temas a tratar.

jf-quarteira

Os desafios da produção de alfarroba, boas práticas a adotar, a conservação do solo e da água, os principais inimigos da cultura da alfarrobeira e o contributo do setor para a sustentabilidade do território são os principais painéis do Seminário, que reunirá um quadro de produtores, técnicos e especialistas da Universidade do Algarve, CCDR Algarve, AGRUPA (Agrupamento de Produtores de Alfarroba e Amêndoa, CRL) e Viveiro Mil Plantas.

A apresentação do livro, recentemente editado pela CCDR Algarve, “Pomar de Sequeiro” marcará o encerramento desta iniciativa.

Trata-se de uma obra que tem como principal objetivo sensibilizar para o valor patrimonial e socioecónomico do Pomar de Sequeiro, o Algarve das nossas memórias e que se pretende agora que continue a ser uma paisagem real, sustentável, mas também inovadora.

Este seminário é uma iniciativa dos projetos Agro + Eficiente, aprovados no âmbito do PRR/Agenda de Investigação e Inovação para a Sustentabilidade da Agricultura, Alimentação e Agro–Indústria (Projetos I&D+I – Adaptação às Alterações climáticas) e que pretendem implementar estratégias de adaptação para mitigar o impacto destas alterações na agricultura da região do Algarve.

 



recrutamento zoomarine 2025
festival de caminhadas

Também poderá gostar

agricultura

Mesa redonda vai olhar para os desafios da agricultura em Moura

ovelhas_ovinos

Subida das temperaturas faz renascer ameaça da língua azul no Alentejo

Canhamor_nina (6)

Descarbonizar o setor da construção é possível. A Cânhamor, em Ourique, dá o exemplo