Seis curtas e uma longa-metragem serão exibidas hoje, dia 1º de Maio, em Faro, no âmbito do ciclo “50 Anos de Abril – Liberdade à Solta”, que o Cineclube de Faro promove, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do projeto Imagens em Movimento – Cinema Português em Diálogo.
O ciclo acontece entre 1 e 4 de Maio, no IPDJ Faro e tem entrada livre.
As seis curtas-metragens serão exibidas a partir das 18h00, enquanto o filme «Scenes from the class struggle in Portugal», realizado por Robert Kramer, em 1976, será apresentado às 21h30. Hoje, a sessão contará com a apresentação de Joana Ascensão, programadora da Cinemateca Portuguesa.
Este ciclo de cinema integra-se no «amplo conjunto de atividades » que o Cineclube de Faro preparou para, através do cinema, comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
O projeto Imagens em Movimento, da Cinemateca Portuguesa, pretende digitalizar todo o universo de longas-metragens portuguesas e uma seleção significativa de curtas-metragens, até 2025, contribuindo, assim, para a manutenção de um circuito descentralizado de acesso ao património, criando oportunidades de reaproximação do cinema português ao território e possibilitando um acesso mais alargado a esta nossa história coletiva.
Através deste programa, a Cinemateca coloca ao dispôr dos Público um acervo incrível de obras de um dos mais férteis períodos no Cinema Português, vincando o papel do Cinema como uma das mais importantes ferramentas de registo documental/ficcional do ambiente e fervor popular e revolucionário vigente e a mais abrangente das formas de expressão artística que permite a celebração do espírito da revolução que acompanha a profunda transformação de um País que, com ela, se operou.
O Cineclube de Faro apresenta portanto, entre os dias 1 a 4 de Maio, no auditório do IPDJ, um programa composto por obras essenciais (e algumas delas inéditas na sua programação) do Cinema deste período, bem como um conjunto surpreendente de filmagens do 1º de Maio de 1974 em Faro.
Esta atividade tem como parceiros, além da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, o IPDJ e a CIVIS e conta com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Faro.