Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“Memórias Vividas” é o nome do espetáculo de dança contemporânea que subirá ao palco do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, nos dias 26 e 27 de Abril, para encerrar a programação oficial das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e realçar «o inestimável valor da democracia». 

A cargo da Associação Cultural Dancenema, este espetáculo, com co-criação de Nilsen Jorge e Thora Nadeshka, e conceito e assistência coreográfica de Sofia Brito, teve como ponto de partida a recolha de testemunhos de “memórias vividas” durante a época da ditadura, o antes e o depois do 25 de Abril, partilhadas por quem viveu este período e ainda cá está para deixar o seu legado.

Para isso, foram realizadas várias entrevistas, entre Setembro de 2023 e Janeiro deste ano, com cidadãos que experienciaram o regime salazarista.

infraquinta rumo à sustentabilidade

A peça, que resulta de uma encomenda feita à Dancenema pelo Município de Portimão, pretende «consciencializar os mais jovens para o valor da democracia e da responsabilidade coletiva».

Em palco estarão cinco bailarinos para refletir o passado vivido e para celebrar a Democracia e valorizar a conquista da Liberdade.

 

Sul Informação

 

No dia 26 decorrem duas sessões dirigidas para as escolas, às 11h00 e às 15h00.

O dia 27 é dedicado ao público geral, a partir das 21h00.

Os bilhetes devem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, por 10 euros, de terça a sábado, entre as 13h00 e as 18h00, e na noite da atuação, até ao seu início.

O percurso deste projeto cultural foi registado fotograficamente por Pedro Pinto, cujas imagens podem ser vistas até 6 de Maio no espaço do Café-Concerto do TEMPO, onde também foram colocados ecrãs exibindo excertos dos cinco episódios de vídeo produzidos na ocasião e oportunamente divulgados no Youtube e canais oficiais do Município de Portimão e da Dancenema.

 



sessões de cinema de inverno
emarp

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos