Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Chama-se Capela de Nossa Senhora das Misericórdias (o nome não podia ser mais apropriado), foi inaugurada oficialmente no dia 18 de Abril e nasceu para estar «ao serviço de Boliqueime». 

É dentro do complexo da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime que se ergue este novo espaço religioso algarvio. Apesar de já estar a funcionar, a inauguração oficial apenas decorreu meses depois e contou com a presença do bispo do Algarve.

D. Manuel Neto Quintas, que presidiu à eucaristia, referindo-se à nova igreja, apelidou-a de «espaço generoso». «Fiquei logo agradado com o espaço quando o visitei nas suas várias fases».

infraquinta rumo à sustentabilidade

«Quero dar também aqui o meu testemunho da importância grande que têm as Misericórdias no Algarve», considerou o bispo, numa missa em que foi acompanhado pelo padre Pedro Manuel, pároco de Boliqueime e Ferreiras.

Esta nova capela tem uma história feita de altos e baixos.

A ideia, como vincou Sílvia Sebastião, atual provedora, nasceu ainda «na anterior direção». Só que, «por falta de verbas, não foi possível terminar as obras».

Quando a nova direção da Misericórdia de Boliqueime tomou posse, pediu ajuda à Câmara de Loulé, que aceitou «e permitiu concluir a empreitada».

 

Sul Informação

 

«O edifício estava feito, mas faltavam os bancos, as imagens religiosas, o sino», enquadrou a provedora, aos jornalistas.

Quando tudo parecia encaminhado e a igreja estava pronta… veio a pandemia. «As atividades começaram em Março de 2020, mas a Covid-19 veio bloquear aqueles dois anos».

De resto, esta é uma Santa Casa da Misericórdia que sabe bem o que foi o impacto da pandemia nas suas instalações. Foi lá que, em Abril de 2020, houve o primeiro surto de Covid-19 num lar algarvio.

Ultrapassadas as questões sanitárias, Sílvia Sebastião diz que o facto de «termos passado por momentos de grande dificuldade» fez com que o dia da inauguração da nova capela fosse «ainda mais feliz».

Atualmente, é celebrada missa todas as quintas-feiras naquela capela, que é também usada para os funerais. Além disso, é no novo espaço que o padre Pedro Manuel se reúne com os casais que se vão casar ou batizar algum filho.

Para Sílvia Sebastião, a nova capela tem uma importância «muito grande», porque permite também «dar continuidade ao cultivo da fé e da cristandade».

«Podemos trazer os nossos utentes à missa com maior proximidade e isso era algo que nos pediam. Antes, tínhamos só uma pequenina capela», vincou.

A obra custou no total cerca de 1,5 milhões de euros.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



maozorra
municipio de odemira

Também poderá gostar

robert prevost

Leão XIV: Norte-americano Robert Francis Prevost é o novo Papa

papa francisco

Vigília de oração em memória de Francisco decorre na Igreja Matriz de Lagoa

Vatican City, Vatican. February 3, 2016. Portrait of Pope Francis, Jorge Bergoglio, during the tour of St. Peter's Square.

Igreja algarvia vai «celebrar a vida» do Papa Francisco com missa na Sé de Faro