Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

O Grupo do Partido Socialista Europeu (PSE) vai debater a “Habitação para todos: Cidades e regiões progressistas constroem o futuro da política de habitação”, que decorre no Museu de Portimão, nos dias 4 e 5 de Abril.

Uma das participações de destaque é a de Nicolas Schmit, recentemente eleito candidato dos socialistas da União Europeia (UE) para a presidência da Comissão Europeia na próxima legislatura e o atual comissário europeu para o Emprego e Direitos Sociais.

Um dos pontos altos será a sessão de abertura, marcada para as 19h00 do dia 4, que contará com a participação de Christophe Rouillon, presidente do Grupo PES, e um painel composto por Enric López Jurado, presidente dos Jovens Socialistas Europeus, Isabel Carvalhais, deputada no Parlamento Europeu, Pedro Nuno Santos, secretário Geral do Partido Socialista de Portugal e Nicolas Schmit, com moderação da anfitriã Isilda Gomes.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Esta sessão, com o tema “Young people & Europe: Knock the Vote for European Progress”, será de acesso livre aos cidadãos.

Nicholas Schmit refere, a propósito do mote que marca esta conferencia de dois dias, que «mais de 160 milhões de europeus gastam quase metade dos seus rendimentos em habitação, e muitos mais não têm condições financeiras para manter as suas casas adequadamente climatizadas».

«Esta é uma realidade que afeta com maior incidência os jovens, os idosos, as famílias monoparentais e as pessoas mais vulneráveis a nível social», afirma o representante europeu, acrescentando que «é fundamental investir mais em habitação a preços acessíveis e em habitação social na Europa».

Pela pertinência deste tema no contexto social atual, o representante revela «particular expetativa» pelo «diálogo com os cidadãos em Portimão», onde serão discutidos «os desafios europeus prementes para os jovens, como a crise
habitacional».

«Desde o combate ao arrendamento excessivo de curta duração, até aos programas que apoiam financeiramente cidadãos vulneráveis a renovarem as suas casas», o Grupo do Partido Socialista Europeu pretende auscultar a população e as principais preocupações que têm para garantir respostas de forma que todos «possam pagar uma habitação digna», acrescenta ainda, convidando à participação neste evento.

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, que será a anfitriã desta iniciativa internacional e moderadora do painel de abertura, destaca que «no ano em que se assinala os 50 anos de democracia em Portugal e o centenário da elevação a cidade, Portimão vai acolher um debate importantíssimo, bastante atual, reunindo um conjunto de especialistas e políticos, numa partilha de visões e soluções de uma linha política europeia, que pretende lançar a reflexão sobre o futuro, ao mesmo tempo que prepara o presente».

Sustentabilidade, justiça e acesso a casas dignas serão as questões que a organização pretende aprofundar no dia 5 de Abril, ao longo do dia, através da participação de diversos palestrantes convidados.

Para participar é necessária inscrição prévia. O programa pode ser consultado aqui. 

 

 



festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

João Francisco de Oliveira Moz Carrapa

Loulé diz que João Moz Carrapa «ficará na memória da nossa vida coletiva»

João Carrapa_00

Morreu João Moz Carrapa, ex- deputado constituinte do PS pelo Algarve

Foto: Luís Forra/Lusa

Legislativas: Ventura pede «cartão vermelho» à AD durante arruada em Portimão