Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As costas do Algarve e alentejana, nos distritos de Faro, Beja, e Setúbal, vão estar também sob aviso laranja por causa do estado do mar, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA já tinha colocado o litoral de oito outros distritos – Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga – sob aviso laranja, o segundo mais grave, mas estendeu esta terça-feira essa situação à costa de todo o Sul do país.

Prevê-se agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 12 metros.

maozorra

Estes 10 distritos vão estar sob aviso laranja entre as 15h00 de hoje e as 09h00 de amanhã, quarta-feira, voltando depois a estar sob aviso laranja entre as 03h00 de quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira.

Além disso, o IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 18h00 de quarta-feira devido à previsão de vento forte de sudoeste, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

Os distritos de Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco e Coimbra também vão estar sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 18h00 de quarta-feira por causa da chuva persistente, por vezes forte.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1000 metros entre as 09h00 de hoje e as 09h00 de quarta-feira.

Apesar das previsões de ontem, o Sul Informação apurou que não há notícia de ter nevado esta madrugada na serra de Monchique.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, com chuva e vento forte, agitação marítima e queda de neve, também levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para medidas preventivas.

A ANEPC alerta que é expectável piso rodoviário escorregadio, devido à acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, bem como queda de neve em áreas e altitudes “onde habitualmente não se verifica”.

Em comunicado, a proteção alertou igualmente para possíveis inundações “nos locais historicamente mais vulneráveis” e em zonas urbanas e recomendou à população medidas preventivas.

Também a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram na segunda-feira para o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para Portugal continental e para a Madeira.

As duas entidades pedem à população em geral que não passeie ou faça atividades junto ao mar, e que evite o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



lagos eventos
vilavitaparc

Também poderá gostar

View from the back of a Portuguese policeman guards public order

PSP desmantela rede de tráfico de droga que operava em Beja

Igreja de São João dos Caldeireiros

Mértola apoia obras de conservação em mais três igrejas do concelho

Ponte do Vascão_entre Alcoutim e Mértola_er_01|Figura 04 1150

Reabertura de trânsito na ponte do Vascão, entre Alcoutim e Mértola, foi adiada para Outubro