Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

O Autódromo Internacional do Algarve vai ser palco das 4 Horas do Algarve e 4 Horas de Portimão, a 5ª e a 6ª jornadas do European Le Mans Series, que se vão realizar na sexta-feira, 20 de Outubro, e domingo, 22. 

Esta competição é, neste momento, liderada pela Algarve Pro Racing, uma equipa que tem sede, na Guia, a cerca de 30 minutos do Autódromo Internacional do Algarve, que foi fundada em 2010 pela dupla marido e mulher Stewart e Samantha Cox.

No entanto, e apesar de jogarem “em casa”, os responsáveis pela empresa não consideram que a equipa parta em vantagem.

Banner lateral albufeira

«Para nós será mais uma corrida, neste caso duas, e será da mesma forma que gerimos todas as restantes da temporada que vamos gerir esta, queremos arrancar na ‘pole’ e ficar longe de problemas que possam acontecer. O nosso carro foi construído para as 24 Horas de Le Mans e por isso sabemos que em condições normais estamos seguros da sua fiabilidade e competitividade, os pilotos estão preparados e vamos entrar em pista com a mesma mentalidade e vontade com que entramos sempre», afirma Stewart Cox.

A chegada ao mundo do Endurance deveu-se ao facto de ser mais fácil encontrar apoios e budget para aí competir, mas a poucas horas do momento da verdade e com o título maior no horizonte Cox não se mostra deslumbrado pelo facto de poder ser vencedor do ELMS no Algarve que adotou como casa da sua equipa.

«Vencer no Algarve e conquistar o título será naturalmente importante para nós, mas não pensamos muito nisso, pelo menos por agora…é mais uma prova, mais uma pista e mais um evento que queremos vencer. A pista é especial pelas suas subidas e descidas e também porque tem muitas curvas em apenas uma volta…é das mais bonitas do campeonato e todos os pilotos gostam bastante de aqui competir. Acho que acima de tudo vamos ter um grande espetáculo e um fim-de-semana fantástico de competição», continua.

A equipa chega ao Autódromo Internacional do Algarve na liderança da classificação LMP2 com o trio do carro número 25, composto por Kyffin Simpson, Alex Lynn e James Allen, a deter uma vantagem de 17 pontos depois de vencer a segunda corrida da temporada na Bélgica. Porém, com duas corridas em Portugal e ainda 52 pontos em disputa, a equipa sabe que ainda tem muito trabalho pela frente antes de levantar o troféu na noite de domingo.

Portugal acolhe a final da temporada da European Le Mans Series desde 2014. Durante três anos, de 2014 a 2016, a ronda portuguesa da série foi realizada no Estoril. Em 2017, a corrida realizou-se pela primeira vez no Autódromo Internacional do Algarve e tem sido o palco do final da temporada nos últimos sete anos.

A primeira edição das 4 Horas de Portimão realizou-se no dia 22 de Outubro de 2017 e foi vencida pelo nº 40 Graff Oreca 07 – Gibson de Richard Bradley, James Allen e Gustavo Yacaman. A Proton Competition venceu três das seis anteriores 4 Horas de Portimão, com Christian Ried a integrar as três equipas em 2017, 2018 e 2020.

A United Autosports é a equipa de maior sucesso em Portimão, com duas vitórias LMP2 (2018 e 2021) e duas LMP3 (2017 e 2020). A equipa anglo-americana também apareceu nos pódios LMP2 e LMP3 em todas as corridas de 2017 a 2021, e no pódio LMP3 em 2022. A United Autosports garantiu 13 pódios nas seis corridas realizadas em Portimão.

Em 2022, Sarah Bovy, Michelle Gatting e Doriane Pin tornaram-se na primeira equipa exclusivamente feminina a vencer uma corrida ELMS com o Ferrari 488 GTE EVO Iron Lynx.

Já em 2022, Malthe Jakobsen também estabeleceu um novo recorde no ELMS quando o dinamarquês garantiu a sua sexta pole position LMP3 em seis tentativas no número 17 da COOL Racing Ligier-Nissan, a primeira vez que todas as ´’seis pole position’ numa temporada foram para o mesmo piloto.

Este ano, participam nas 4 Horas de Portimão 17 anteriores vencedores: Louis Deletraz (nº 34 Racing Team Turquia) – 2022 – LMP2; Salih Yoluc (nº 34 Racing Team Turquia) – 2022 – LMP2 P/A; Charlie Eastwood (nº 34 Racing Team Turquia) – 2022 – LMP2 P/A; Malthe Jakobsen (nº 37 COOL Racing) – 2022 – LMP3; Phil Hanson (nº 22 United Autosports) – 2021/2018 – LMP2; Jonathan Aberdein (nº 43 da Inter Europol Comp) 2021LMP2; Alexandre Coigny (nº 37 COOL Racing) – 2021 – LMP2 P/A; Nicolas Lapierre (nº 37 COOL Racing) – 2021 – LMP2 P/A;  Matteo Cressoni (nº 60 Iron Lynx) – 2021 – LMGTE;  Christian Ried (nº 77 Proton Competition) – 2020/2018/2017 – LMGTE; Alessio Picariello (nº 16 da competição Proton) – 2020 – LMGTE; Paul Loup Chatin (nº 28 IDEC Sport) – 2019 – LMP2; Paul Lafargue (nº 28 IDEC Sport) – 2019 – LMP2; James Dayson (nº 5 RLR M Sport) – 2019 – LMP3; Nicklas Nielsen (nº 50 Formula Racing) – 2019 – LMGTE; James Allen (nº 25 Algarve Pro Racing) – 2017 – LMP2  eMatteo Cairoli (nº 60 Iron Lynx) – 2017 – LMGTE

Os recordes de volta actuais foram todos estabelecidos em 1 de Novembro de 2020: LMP2 – Mikkel JENSEN – 1m29,670 – 186,8 km/h; LMP3 – Tom GAMBLE – 1m37,180 – 172,4 km/h e LMGTE – Rahel FREY – 1m39,671 – 168,1 km/h.

A volta ELMS mais rápida registada em Portimão foi marcada a 31 de Outubro de 2020 – Job VAN UITERT – 1m28.627 – 189,0 km/h – Qualificação LMP2

A corrida mais longa foi realizada em 2020, com os vencedores a cumprir 683,99 quilómetros ou 147 voltas ao circuito com 4.653 metros. A corrida mais curta foi realizada em 2019. Foram realizadas apenas 493,22 km ou 106 voltas.

 

 



Banner lateral albufeira
teatro das figuras

Também poderá gostar

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Barbara Domingues - Foto: Edgar Pires | Sul Informação

Federação de ginástica deseja Campeonato da Europa em Portimão em 2026

tamble-portimonense-academico-2025

Portimonense perde em Viseu, mas já evitou descida direta