Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner desporto portimao

A exposição de fotografia “Living Among What’s Left Behind” (viver entre o que é deixado para trás), que tem como objetivo sensibilizar a comunidade para os problemas ambientais e sociais globais, vai estar no MAR Shopping Algarve, a partir do dia 9 de Fevereiro. 

A mostra reúne imagens que o fotojornalista Mário Cruz registou da extrema poluição ao longo do Rio Pasig, nas Filipinas.

Com entrada gratuita, até dia 9 de Abril, a exposição apresenta um registo captado ao longo de um mês pelas comunidades cercadas do rio Pasig, que já foi um importante vetor económico de Manila, capital da Filipinas.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Após anos de negligência, foi considerado biologicamente morto desde 1990, «sendo um reflexo de uma sociedade extremamente desigual, na qual 21,6% da população vive abaixo do limiar de pobreza, numa luta diária contra a poluição», segundo dados da Autoridade Filipina de Estatísticas.

As imagens dramáticas da exposição exclamam o lixo doméstico e os constantes despejos industriais que transformaram o rio Pasig num esgoto.

Para Ana Antunes, do MAR Shopping Algarve, a exposição desperta a mensagem sobre o tratamento que damos aos nossos resíduos, mesmo em países desenvolvidos e o quanto os problemas de outras realidades nos levam a refletir sobre a proximidade desta problemática.

 

Sul Informação

 

«Somos um centro comercial com uma preocupação ambiental e social que tem o objetivo de alcançar a neutralidade ambiental em 2030. Queremos contribuir para vidas mais saudáveis e sustentáveis da comunidade que fazemos parte, por isso, acolhemos a exposição no nosso Meeting Place», destaca.

Vencedor do World Press Photo, o fotojornalista português cria trabalhos com foco na injustiça e problemas sociais. No Algarve, a exposição é um mote para reflexões das futuras gerações mobilizando uma reflexão sobre o impacto do nosso comportamento do dia-a-dia no futuro.

«A exposição é um exemplo do caminho perigoso que a humanidade percorre quando as necessidades básicas humanas e o meio ambiente são ignorados», enfatiza Mário Cruz.

A exposição encontra-se no piso 1, na zona de restauração

Sul Informação

 

 



vila do bispo
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Lagos: LAC acolhe exposição de Manuel João Vieira

Lagos: LAC acolhe exposição de Manuel João Vieira

Sul Informação - Festa do Vinil da FNAC regressa ao Mar Shopping

Festa do Vinil da FNAC regressa ao Mar Shopping

Lunário Perpétuo

Exposição “Lunário Perpétuo” com pintura, fotografia e instalação em Loulé