Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

O XXII Encontro de Música Antiga de Loulé Francisco Rosado começa já este sábado, 8 de Outubro, e, durante todo o mês, vai ajudar a desmistificar a música clássica.

O Encontro contará nesta edição com artistas de Portugal, Holanda, Itália, Espanha e França, com propostas musicais que se estendem da Idade Média ao século XIX, integrando sete momentos musicais e duas atividades pedagógicas, até porque este é um aspeto muito importante na filosofia desta iniciativa – «promover a parte didática e contribuir para desmistificar a música clássica».

O evento arranca na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte, às 21h00 de dia 8, com o concerto “Luzes e sombras: Arias de cantatas italianas e alemãs do Barroco”, pelo Ensemble Armilar. Trata-se de um agrupamento formado por intérpretes portuguesas, cujo programa se dedica em exclusivo à música escrita originalmente para soprano, flauta de bisel e baixo contínuo, na Europa do século XVIII.

Banner lateral albufeira

O público terá também a oportunidade de ouvir dois solistas que dedicam o seu trabalho aos instrumentos barrocos: no dia 14 de Outubro, às 21h00, a Igreja de N. Srª de Fátima, em Almancil, receberá o guitarrista e alaudista Tiago Matias, num concerto dedicado às canções dos trovadores do século XVII, e a 15 de Outubro, às 19h00, na Igreja de S. Francisco em Loulé, a flautista e conhecida youtuber Sarah Jeffery dará um concerto centrado na viagem histórica da flauta de bisel, com o apoio da tecnologia eletrónica.

A viola da gamba será a protagonista do concerto que se segue, pelo grupo italiano Guerra Amorosa – “Sonatas para Viola D’Amore e Barítono” -, cujo repertório nos levará numa viagem aos finais do século XVIII. É no dia 22, a partir das 21h00, na Igreja de Nossa Srª da Assunção, em Querença.

E ainda no mesmo fim de semana, a 23, às 21h00, vindo de Espanha, o Vandalia Ensemble apresentará, pelos afetos das vozes e harpa, o Cancioneiro de la Sablonara – de Madrid à Baviera. O concerto decorre em Quarteira, na Igreja de Nossa Srª da Conceição.

A Igreja Matriz de Loulé encher-se-á de música vocal e instrumental da Idade Média, com o conhecido grupo Alla Francesca, de França, a 29 de Outubro.

Para encerrar o XXII Encontro, o Ensemble de Flautas de Loulé volta a marcar presença nesta iniciativa. Desta vez convida a classe de harpa do Conservatório Nacional para um concerto conjunto no dia 30, às 19h00, na Igreja de S. Sebastião, em Boliqueime.

A edição deste ano do Encontro contará, complementarmente, com uma forte componente pedagógica, através da realização de uma palestra de guitarra barroca, com Tiago Matias, e uma masterclass de flauta de bisel, com Sarah Jeffery.

«O objetivo é dar a conhecer às novas gerações de estudantes de música, os instrumentos barrocos e o seu repertório, bem como estabelecer uma relação direta entre os seus próprios instrumentos e a sua história, numa contextualização teórico-prática», diz a Câmara de Loulé.

«O trabalho pedagógico que os Encontros de Música Antiga têm vindo a realizar ao longo dos anos, já possibilitou a aprendizagem e o contacto com instrumentos antigos e com a música antiga a centenas de alunos e entusiastas de todas as faixas etárias na região algarvia e não só, em consonância com o trabalho que é feito também pelo Conservatório de Música de Loulé», acrescenta.

Este evento é também uma homenagem à figura do seu fundador, o professor Francisco Rosado, que deu relevância nacional e internacional a estes Encontros de Música Antiga.

Todos os concertos são de entrada livre.

 



maozorra
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé