Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

A Universidade do Algarve (UAlg) vai disponibilizar 120 cursos livres e de pós-graduação, criados em colaboração com empresas e entidades da região, «para promover a atualização e requalificação de competências valorizadas no mercado de trabalho», anunciou esta quarta-feira a universidade algarvia.

Para já, estão abertas as candidaturas para 14 formações. Os demais cursos que integram o projeto “UAlg+Skills4All”, uma iniciativa lançada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), serão lançados gradualmente até 2025, «disponibilizando aproximadamente 2400 vagas e 10500 horas letivas».

Na área das pós-graduações, foram lançadas três, com os temas “Cibersegurança”, “Marketing Digital” e “Pesquisa e Análise de Mercado para o Turismo”.

Banner lateral albufeira

Nos cursos livres, estão abertas as seguintes candidaturas: Drones; Desenho Assistido por Computador; Desenvolvimento de Aplicações para Web; Eurocódigos Estruturais; Instalações Solares Térmicas; Bebidas de Misturas; e Bebidas Destiladas.

«Todas estas formações são creditadas pelo Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS), o que permite o reconhecimento das suas qualificações académicas a nível nacional e no estrangeiro. Os cursos destinam-se a adultos que procurem especializar-se ou atualizar conhecimentos em áreas como Digital, Saúde e Bem-Estar, Mar, Turismo e Património Mediterrânico, com o objetivo de contribuir para a transição digital e ecológica da região e do País, respondendo às necessidades identificadas pelos principais agentes económicos da região», segundo a UAlg.

Todas as informações sobre os cursos já disponibilizados, planos de estudo, taxas e emolumentos, apoios disponíveis e bolsas de incentivo e candidaturas podem ser consultados online.

Os cursos de formação ao longo da vida da academia algarvia «têm vindo a ser criados em estreita colaboração com um alargado conjunto de parceiros (empresas e entidades públicas), regionais e nacionais».

«Esta estreita articulação irá contribuir para que as formações sejam mais centradas nos contextos profissionais, respondendo melhor às suas necessidades, na disponibilização de recursos humanos qualificados para o ensino, na agilização da frequência dos cursos por parte dos seus colaboradores e em melhor empregabilidade de todos os formandos», enquadra a UAlg.

Ao mesmo tempo, «está a ser realizado um forte investimento em capacitação do corpo docente em metodologias de ensino e aprendizagem e em equipamentos e em infraestruturas de suporte à inovação pedagógica digital, transversais a toda a instituição, que visam contribuir para o sucesso escolar dos estudantes, capacitando-os para uma resposta adequada aos novos desafios societais e potenciando a sua empregabilidade».

Associadas a estas formações há bolsas de incentivo, para adultos inscritos na formação ao longo da vida e para novos estudantes inscritos em cursos Técnicos Superiores Profissionais e de licenciatura.

 

 



maozorra
municipio de odemira

Também poderá gostar

Manifestação.professores.pinheiro e rosa.ministroMC (7 de 13)

Novos líderes da Fenprof prometem continuar lutas antigas dos professores

residencias ualg prr (1)

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visitou obras das novas residências universitárias da UAlg

CMA©RuiGregorio_-3203

OPTO levou 10 mil pessoas a Albufeira