Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

37 homens que estavam num barco de madeira, com 7 metros, a 47 milhas náuticas entre Vila Real de Santo António e Tavira, foram resgatados, esta manhã, pela Marinha Portuguesa.

O alerta chegou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa, ao final do dia de ontem, «através de um navio mercante que navegava na área. De imediato, a Marinha destacou para o local a corveta António Eanes e as lanchas de fiscalização rápida Pégaso e Sagitário», explica a força, em comunicado.

Rocha Pacheco, comandante da Zona Marítima do Sul, adiantou ao Sul Informação que, «tirando um dos homens, que se queixou com dor no pé, aparentam estar todos bem».

jf-quarteira

Ainda assim, explicou, «estamos numa missão de busca e salvamento, uma vez que, ao contrário de outras situações que têm acontecido na costa do Algarve, estas pessoas, quando viram os navios da Marinha, pediram ajuda. Nesse sentido, foi prestada a assistência».

Segundo Rocha Pacheco, «nesta altura, ainda está a ser feito um levantamento da situação, nomeadamente em termos de identificação destas pessoas. Alegam ser estrangeiros, mas ainda é prematuro adiantar mais pormenores». No entanto, sabe-se que os homens serão «alegadamente oriundos do Norte de África».

Essa investigação sobre a origem destes 37 homens será um «trabalho policial que será feito, em colaboração, pela Polícia Marítima e pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras».

O navio da Marinha está a caminho do Ponto de Apoio Naval de Portimão, onde deve chegar esta tarde. Aí, o grupo de 37 homens irá fazer testes à Covid-19, sendo-lhes também garantida a assistência humanitária, «em particular as necessidades básicas de alimentação e assistência médica», esclareceu o SEF.

 

Sul Informação

 



inframoura cada gota importa
municipio de almodovar

Também poderá gostar

Sul Informação - Mega aquacultura offshore ao largo de VRSA volta a estar em discussão pública

Mega aquacultura offshore ao largo de VRSA volta a estar em discussão pública

Sul Informação - Apita o primeiro comboio elétrico entre Faro e VRSA

Apita o primeiro comboio elétrico entre Faro e VRSA

Sul Informação - José Carlos Barros é o candidato do PSD à Câmara de VRSA, Francisco Amaral à Assembleia Municipal

José Carlos Barros é o candidato do PSD à Câmara de VRSA, Francisco Amaral à Assembleia Municipal