Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

O médico de saúde pública Pedro Pinto Leite realçou esta quarta-feira, 16 de Setembro, que o «sucesso da vacinação» contra a covid-19 em Portugal antevê «provavelmente o fim de uma fase pandémica», mas alertou para a necessidade de continuar a vigilância epidemiológica.

Pedro Pinto Leite, responsável pelo tratamento de dados da pandemia da covid-19 na Direção-Geral da Saúde (DGS), falava na sessão de apresentação “Situação epidemiológica da covid-19 em Portugal”, na sede do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa.

Segundo o especialista, a «vacinação é um sucesso» que «provavelmente» antecipa o «fim de uma fase pandémica».

recrutamento zoomarine 2025

Justificando a importância da vacinação, Pedro Pinto Leite destacou que em cada cinco casos de covid-19 quatro não tinham vacinação completa e em cada 15 casos de internamento hospitalar, 14 não possuíam o esquema vacinal concluído.

O responsável da DGS realçou o decréscimo de vários indicadores epidemiológicos, como a incidência de contágios, a positividade (testes positivos ao novo coronavírus), internamentos hospitalares e mortalidade, que, neste último caso, está «abaixo do limiar» definido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.

Para o futuro, Pedro Pinto Leite projetou três cenários, sendo que o menos grave pressupõe uma imunidade média de três anos e sem variante do coronavírus SARS-CoV-2 de preocupação e o mais grave que implica a circulação de uma estirpe de preocupação, uma imunidade média inferior e um «nível de resposta de mitigação».

O médico especialista em saúde pública alertou para a necessidade de se manter a monitorização e vigilância epidemiológicas, apontando que os próximos Outono e Inverno trazem novos desafios, atendendo à baixa de temperaturas e a circulação de outros vírus respiratórios.

 

 



sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

colors of Portugal

Onze suspeitos da prática de diversos crimes detidos pela PSP em Beja

Castro Verde

Castro Verde avança com obras no Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básica

medicina saude paciente medico

Alentejo 2030 com 4,6 milhões para investir em equipamentos sociais e de saúde da região