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Um projeto de resolução apresentado há mais de um ano pelo Bloco de Esquerda, que propõe ao Governo o resgate da concessão da EN 125 e a requalificação dos troços da EN125 compreendidos entre Olhão e Vila Real de Santo António, foi «finalmente» aprovada na Assembleia da República, no dia 22 de Julho.

Para este partido, o resgate da concessão e a «requalificação definitiva» deste troço da EN125 «é a alternativa viável neste momento».

«Trata-se de uma posição também defendida, de forma consensual, por todas as Câmaras do Algarve, incluindo as Câmaras de Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António, (conforme veiculado pela Comunidade Intermunicipal do Algarve/AMAL), pelo Movimento de Cidadania dos Utentes da EN125 – Sotavento e por outras entidades e cidadãos do Algarve».

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«Cabe agora ao governo cumprir o que foi aprovado na Assembleia da República», dizem.

Para o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, o adiar destas obras «provocam elevados prejuízos e muito sofrimento para utentes, empresas e populações».

«Além dos grandes prejuízos sociais e económicos, a sinistralidade rodoviária tem disparidade nas estradas da região, principalmente na EN125 com muitas vítimas. Nos últimos três anos são mais de 10.000 acidentes de viação no Algarve», asseguram.

Segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, «só entre 1 de Janeiro e 31 de Outubro deste ano já ocorreram no Algarve 9.102 acidentes, com 28 vítimas mortais e 198 feridos graves (igual número de mortos e mais 32 feridos graves em relação ao mesmo período do ano anterior)».

«A sinistralidade rodoviária na EN125 tem sido potenciada no Sotavento do Algarve, precisamente pela falta de requalificação entre Olhão Nascente e Vila Real de Santo António», acredita o BE.

 



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emarp

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