Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

O projeto “Observar” do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), dedicado à cooperação voluntária, dispõe agora de novas funcionalidades, fruto do interesse cada vez maior demonstrado pelos cidadãos na observação meteorológica.

Assim, foi feita a atualização da plataforma do projeto, disponível clicando aqui, dotando-a de novas funcionalidades, como a possibilidade de partilha de mais fotografias ou o carregamento de vídeos por parte de utilizadores que testemunhem fenómenos meteorológicos.

«Esta atualização surge na sequência do aumento das submissões de relatos por parte dos utilizadores como consequência da cada vez maior sensibilidade para a temática dos fenómenos meteorológicos extremos, bem como do aumento da capacidade de partilha de informação recorrendo a dispositivos móveis», explica o IPMA.

são brás de alportel

A iniciativa Observar é um projeto de cooperação voluntária que permite a qualquer cidadão reportar, em tempo quase real, a ocorrência de fenómenos meteorológicos severos que testemunhe, através da resposta a um pequeno formulário designado por Relatos.

Esta informação será encaminhada, de imediato, para o Centro de Análise e Previsão do Tempo do IPMA, para conhecimento e utilização dos meteorologistas responsáveis pela vigilância do estado do tempo.
 
 



jf-quarteira
faceco

Também poderá gostar

Sul Informação - Projeto MeteoFontes coloca Lagoa na vanguarda da meteorologia amadora

Máximos históricos de temperatura alcançados em um terço das estações meteorológicas

Sul Informação - Dia 21 de julho foi o mais quente já registado no mundo

Alentejo sob aviso vermelho e Algarve a laranja devido ao calor que começará a diminuir

Sul Informação - DGS: Tenha cuidados especiais durante estes dias de calor!

DGS: Tenha cuidados especiais durante estes dias de calor!