A Câmara de Loulé está a renovar a rede de oleões do concelho para garantir que a «deposição dos resíduos é realizada de forma mais eficaz».
Esta iniciativa passou pela substituição de 60 equipamentos, que se encontravam obsoletos e em elevado estado de degradação, por outros que vão permitir que os utilizadores domésticos coloquem a embalagem onde o óleo é armazenado dentro do próprio oleão.
A maioria dos oleões encontra-se instalada junto de ecopontos de forma a permitir a utilização simultânea de todos os contentores de recolha seletiva. Assim, a deslocação a estes locais de separação de resíduos permitirá ao munícipe separar o papel/cartão, plástico/ metal, vidro, resíduos têxteis e os óleos alimentares usados.
Com o objetivo de levar este serviço a todos os pontos do território concelhio, os oleões foram distribuídos pelas 9 freguesias do concelho.
Este resíduo, produzido nas habitações domésticas, nas cantinas, nos restaurantes e nas indústrias alimentares, deve ser tratado de forma a evitar impactos ambientais graves, de difícil resolução.
A autarquia adverte que, nos oleões, não deverão ser depositados os óleos minerais provenientes da manutenção mecânica de máquinas e veículos.