Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O número de utentes do lar Mansão de São José com Covid-19 e internadas no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, subiu de 11 para 12, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Na atualização da informação relativa ao surto identificado no lar, a ULSBA refere que há a registar mais um internamento.

Das utentes internadas, que têm idades entre 63 e 96 anos, 10 estão em enfermarias da área dedicada à Covid-19, situada no piso 3, e duas estão na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do hospital de Beja.

jf-quarteira

O surto de Covid-19 no lar Mansão de São José foi confirmado no dia 14 deste mês, depois de utentes e funcionários terem sido testados à presença do novo coronavírus que provoca a doença Covid-19 e na sequência da confirmação de dois casos positivos, de uma utente e de uma funcionária.

O primeiro caso de Covid-19 detetado no lar foi o de uma utente de 89 anos, que deu entrada no dia 12 deste mês no Serviço de Urgência do hospital de Beja, onde fez um teste de despiste do covid-19 que deu resultado positivo e foi internada.

Após ter sido detetado o primeiro caso, foram feitos testes de despiste aos restantes utentes e funcionários do lar, o que permitiu detetar mais 106 infeções.

Do total de 107 infetados no surto no lar, que apenas acolhe utentes do sexo feminino, uma utente de 91 anos morreu e os restantes são 86 utentes e 20 funcionários.

No sábado, na sequência de uma decisão da autoridade de saúde, a maioria das utentes foi transferida para a Base Aérea N.º 11, perto da cidade, com o objetivo de “descongestionar o espaço” do lar, que “aparentemente” tinha “pessoas em excesso”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio.

O autarca precisou que as utentes, entre as quais há duas não infetadas, foram instaladas num edifício da BA11 que tinha vindo a ser preparado desde Abril “precisamente para uma finalidade com estas características”.

 



Banner lateral albufeira
zoomarine

Também poderá gostar

Depositphotos_Obras estrada

Habitantes de Santiago do Cacém protestam no sábado para exigir reparação da EN120

Igreja de São João dos Caldeireiros

Mértola apoia obras de conservação em mais três igrejas do concelho

Mãos algemadas Detenção prisão algemas DepositPhotos

PSP detém suspeito de peculato, furto e violação de correspondência em Beja