Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras faro

O Portugal Masters irá organizar o primeiro Pro-Am do European Tour desde a retoma do calendário de 2020 da Corrida para o Dubai, com um evento-piloto, em ambiente controlado, que vai decorrer no Dom Pedro Victoria Golf Course, em Vilamoura, na quarta-feira, dia 9 de Setembro.

Uma reduzida lista de 48 amadores competirá em 24 equipas, cada qual com dois amadores, ao contrário dos três habituais, mais um professional. Este foi o resultado do trabalho do European Tour em estreita colaboração com o Turismo de Portugal, numa parceria que visou de trazer de volta o popular conceito de Pro-Am à quarta-feira, a título experimental.

O evento tradicional das quartas-feiras nas semanas da “Race to Dubai” «sofreu uma pausa provocada pelas restrições sanitárias implementadas pelo European Tour, medidas que foram fundamentais para o regresso do golfe em contexto de pandemia da Covid-19», explica o gabinete de imprensa do PGA European Tour.

lagos eventos

Segundo a assessoria de imprensa do torneio, «o Programa de Saúde e Segurança do European Tour continua em evolução, seguindo as orientações dos governos e das medidas de saúde pública».

O número de pessoas no local mantém-se «estritamente controlado, com os riscos minimizados, mas um novo conceito de “bolha de torneio”, interno e externo, abriu o caminho para um Pro-Am experimental nesta semana, um dia antes do início do Portugal Masters, que se realiza de 10 a 13 de Setembro».

Embora os jogadores profissionais e a equipa essencial da organização permaneçam na “bolha interna”, com testes controlados pelo parceiro do European Tour, Cignpost, uma nova parceria com o Algarve Biomedical Centre «permitirá aos amadores que participarem no Pro-Am serem testados separadamente e entrarem numa nova “bolha externa”».

Cada jogador amador será testado pelo ABC na terça-feira, dia 8 de Setembro, num local a designar especialmente para o efeito. Quem receber uma notificação de teste negativo, será autorizado a regressar ao campo de golfe na quarta-feira de manhã para competir.

Enquanto permanecerem no campo de golfe, os amadores estarão sempre separados na outra “bolha externa” e só entrarão em contacto com a “bolha interna” quando chegarem ao seu tee (buraco de saída), onde o distanciamento social e físico será alargado a três metros para ser minimizado o risco.

Cada amador irá, igualmente, preencher o questionário de saúde e submeter-se à medição de temperatura, à semelhança de todo o pessoal da “bolha interna”, um procedimento do protocolo de higiene e saúde no campo de golfe.

De acordo com o diretor de Campeonato do Portugal Masters, Peter Adams, «trabalhámos exaustivamente com os nossos parceiros do Turismo de Portugal e com o nosso “Chief Medical Officer” (responsável do departamento médico), o Dr. Andrew Murray, para concebermos a logística que permitirá o regresso do popular Pro-Am ao Portugal Masters».

«É muito importante que persistamos em minimizar permanentemente os riscos, de modo a protegermos os profissionais, os amadores e o restante pessoal no campo. O nosso objetivo consiste em proporcionarmos um regresso confortável aos Pro-Am’s do European Tour. Agradecemos ao Turismo de Portugal a sua assistência, sobretudo no que se refere à recomendação dos serviços do Algarve Biomedical Centre, que foi aprovado pelo Dr. Andrew Murray», acrescentou Peter Adams.

O Portugal Masters fixou-se como uma etapa do European Tour desde 2007, e este ano integra o novo “Iberian Swing”. Joga-se logo depois do Estrella Damm N.A. Andalucia Masters, que terminou ontem (Domingo) em Espanha. O Open de Portugal at Royal Óbidos conclui esta série na próxima semana.

Embora o torneio decorra à porta fechada, de acordo com as orientações do Programa de Segurança e Saúde do European Tour, «uma plêiade de estrelas afluirá a Vilamoura, incluindo o campeão em título Steven Brown, os antigos vencedores Lucas Bjerregaard e Alex Levy, bem como os heróis locais Ricardo Melo Gouveia, Ricardo Santos, Pedro Figueiredo e Filipe Lima, que irão competir no Dom Pedro Victoria Golf Course», conclui a organização da prova.

 



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Tomás Melo Gouveia

Algarvio Tomás Melo Gouveia termina em 39º em torneio checo

Sul Informação - Golfista algarvio Ricardo Melo Gouveia conclui KLM Open em 19º

Golfista algarvio Ricardo Melo Gouveia conclui KLM Open em 19º

Tomás Melo Gouveia

Algarvio Tomás Melo Gouveia fecha VI Solverde Players Championship no 3º posto