Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

O primeiro-ministro anunciou hoje, 22 de Junho, que o Governo vai aprovar na quinta-feira um decreto que permitirá às polícias reforçar a sua presença de fiscalização nas ruas, com poderes acrescidos para autuarem organizadores e participantes em festas ilegais.

Esta medida, que foi avançada por António Costa em conferência de imprensa, vai ser aprovada em Conselho de Ministros na próxima quinta-feira.

«Vamos aprovar um diploma que, prevendo contraordenações, vai permitir às forças de segurança reforçar a sua presença na rua, mas também a autuação de quem organize ou participe em ajuntamento que não sejam permitidos», declarou.

Banner lateral albufeira

No conjunto de área metropolitana de Lisboa, em paralelo com esta medida, o Governo também se prepara repor o número máximo de dez pessoas como limite nos ajuntamentos, tendo em vista controlar eventos [festas ilegais] considerados um elevado risco para a saúde pública.

«No quadro da entrada em vigor no novo decreto lei, PSP e GNR vão reforçar também a sua presença na rua, não apenas para a função pedagógica que têm exercido, mas também para autuarem em caso de necessidade», frisou António Costa, tendo perto de si o ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita.

No final da reunião com os presidentes das câmaras de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, em que pelo Governo também estiveram presentes a ministra da Saúde Marta Temido e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares Duarte Cordeiro, António Costa afastou uma eventual revisão da lei que enquadra o valor das coimas.

«Não vou adiantar neste momento qual o valor das coimas a aplicar, mas temos como referencial o não se exceder os limites que exigiriam a intervenção de uma lei da Assembleia da República. Por essa via, a medida demoraria mais tempo a ser adotada», justificou o líder do executivo.

Os cinco concelhos da região de Lisboa mais atingidos pela Covid-19 concentraram metade dos novos casos de contágio verificados em Portugal nas últimas duas semanas, registando um aumento de 2.230 infeções.

 

 



lagos eventos
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Vacina Vacinação Covid-19 Faro RB (3)

Vacinação gratuita arranca hoje para pessoas dos 50 aos 59 anos

Vacina Vacinação Covid-19 Faro RB (6)

DGS rejeita que centros de saúde tenham falta de vacinas contra a gripe e Covid-19

Vacina Vacinação Covid-19 Faro RB (3)

Quase três milhões de vacinas administradas contra a gripe a covid-19