Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os municípios alentejanos de Moura, Barrancos, Mértola e Serpa pediram hoje uma audiência urgente ao ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, devido à retirada da região do único meio aéreo de ataque inicial de combate a incêndios.

Segundo os autarcas, a decisão «errada» de retirar aquele equipamento ao Centro de Meios Aéreos de Moura advém das orientações da Diretiva Operacional Nacional n.º 2, aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil e encontra-se em vigor desde 28 de Abril.

Álvaro Azedo (PS), presidente da Câmara Municipal de Moura, sublinha que «nos últimos anos, a presença deste meio aéreo tem contribuído para a preservação da floresta e da paisagem agrícola» naqueles quatro municípios, defendendo que, agora, «a região fica completamente desprotegida».

são brás de alportel

Numa carta enviada ao Gabinete do Ministro da Administração Interna, os presidentes dos quatro municípios lamentam ainda a «ausência de diálogo no decorrer deste processo».

Por seu lado, Álvaro Azedo recorda que, nos últimos três anos a Câmara Municipal de Moura «realizou, em articulação com o CDOS e a EDIA, um conjunto de benfeitorias nas instalações do Centro de Meios Aéreos de Moura».

Por isso, salienta o autarca, a decisão de retirar o meio aéreo contrasta «com o empenho, compromisso e determinação dos autarcas no apoio à estrutura sediada junto à Barragem de Alqueva».

«O ataque inicial aos incêndios é crucial, sobretudo numa região vasta onde as distâncias entre Corpos de Bombeiros são elevadas, em média 30 quilómetros, o que compromete o ataque inicial aos incêndios, podendo contribuir para o agravamento dos cenários que os operacionais vão encontrar», explicam os autarcas de Moura, Barrancos, Mértola e Serpa, que dizem aguardar agora «uma resposta do Ministro da Administração Interna, para que, em diálogo, se possa ultrapassar uma situação que representa enorme perigo para as populações e para o território».

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Banner lateral albufeira
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - Câmara de Grândola diz que vai analisar proposta do Belenenses SAD de se mudar para o Alentejo

Câmara de Grândola reitera urgente criação de novas praias naquela faixa costeira

Sul Informação - Administração dos Portos quer construir 50 casas para aliviar problema da habitação em Sines

Administração dos Portos quer construir 50 casas para aliviar problema da habitação em Sines

Sul Informação - Um morto e um ferido grave em colisão entre dois motociclos em Beja

Motorista de Vítor Aleixo morre em acidente com camião