Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
joana espadinha ao vivo no tempo

A situação de seca meteorológica mantém-se no Sul do país, depois de um mês de Outubro com menos chuva do que é habitual, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A precipitação, no mês passado, fixou-se nos 81% em relação ao valor normal. Isto a nível nacional, tendo em conta que se «verificou uma forte variabilidade espacial na distribuição da precipitação», realçou o IPMA.

É que, apesar de ter chovido menos do que é habitual no Sul, no Norte houve mais precipitação do que noutros anos.

lagos marchas populares

Na prática, isto significa que os valores de percentagem de água no solo no Algarve, no Alentejo e em alguns locais do Vale do Tejo, «continuam inferiores a 20%».

De acordo com o índice PDSI (Palmer Drought Severity Index), no final Outubro a região Sul mantinha a situação de seca meteorológica.

Em contrapartida,  a percentagem de água no solo aumentou em alguns locais das regiões do Norte e Centro. «Nas regiões do Noroeste os valores estão mesmo próximos ou iguais à capacidade de campo», acrescentou o instituto.

Nestas regiões «houve um desagravamento da situação de seca meteorológica».

Ainda assim, «cerca de 36% do território mantém-se em situação de seca severa e extrema».

Ao nível das temperaturas, o valor médio da temperatura média do ar em Portugal continental fixou-se em 16.75 °C e foi superior ao valor normal em 0.54 °C.

No que toca aos valores médios da máxima e da mínima fixaram-se, respetivamente, em 22.42 °C (+1.19°C) e em 11.08 °C (-0.11 °C).

vila do bispo
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Trabalhador morre nas minas de Neves-Corvo

Trabalhadores do fundo da mina de Neves-Corvo em greve por mudanças nos turnos

Sul Informação - ZERO apresenta prioridades para reduzir a poluição causada pelas embalagens

ZERO apresenta prioridades para reduzir a poluição causada pelas embalagens

Sul Informação - Tempo quente vai continuar pelo menos até 17 de Julho

DGS deixa alertas devido à subida das temperatura a partir de hoje