Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Unidade de Saúde Familiar Sol Nascente, em Albufeira, tem funcionado, durante os meses de Verão, sem ar condicionado. A denúncia foi feita esta sexta-feira, 20 de Setembro, pelo Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS). A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve admite o problema, mas diz que «a situação encontra-se em vias de resolução brevemente».

Segundo o SMZS a falta de climatização tem «graves implicações no trabalho dos médicos e na saúde dos utentes» e já levou a que «alguns utentes recusem ser atendidos ou que se sintam mal durante as consultas, além de pôr em causa as condições de trabalho e de saúde dos médicos e outros profissionais».

Além disso, segundo o sindicato, «a falta de climatização nas unidades de saúde desrespeita o Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas da Direção-Geral de Saúde».

vamos à vila 2025

O SMZS considera «esta situação totalmente inaceitável, responsabilizando a Administração Regional de Saúde do Algarve e o Ministério da Saúde por não garantirem a climatização adequada nesta USF».

Em esclarecimento enviado ao Sul Informação, a ARS Algarve garante que «a manutenção dos sistemas de climatização do Centro de Saúde de Albufeira já foi adjudicada» e diz que as falhas de funcionamento «vão ser colmatadas com a instalação de equipamentos de ar condicionado adicionais, estando o concurso público em fase de adjudicação».

A Administração Regional de Saúde lembra também que «fez um investimento de cerca de 27 mil euros em obras de adaptação e beneficação na USF Sol Nascente», que foi inaugurada em 2018.

maozorra

Também poderá gostar

bombeiros_er_04

Incêndio em depósito de detritos nos Salgados está «quase extinto»  

Incêndio Salgados Maio 2025

39 bombeiros combatem incêndio de «grandes dimensões» na zona dos Salgados

Paderne

Águas do Algarve lança concurso público para remodelação da ETAR de Paderne