Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Jantarinho de grão ou galo guisado com batatas são alguns dos Manjares Serranos que a aldeia da Cortelha, no interior do concelho de Loulé, vai servir no próximo dia 3 de Agosto. 

Já é tradição no primeiro sábado de Agosto realizar-se, na Cortelha, a festa dedicada à gastronomia serrana que inclui também o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, que este ano conta com a participação de 4 ranchos folclóricos e etnográficos.

Além do grupo anfitrião, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha, o evento vai dar a conhecer as danças e cantares de vários pontos do país, com a atuação do Rancho Etnográfico Danças e Cantares da Barra Cheia, do concelho da Moita, da Velha Guarda do Folclore da Nazaré e do Rancho Folclórico de Vinhó, do concelho de Gouveia.

recrutamento zoomarine 2025

Em paralelo, será possível aos visitantes degustar os pratos típicos da zona serrana algarvia como o jantarinho de grão, galo guisado com batatas, borrego com grão, javali estufado, papas de milho ou petiscos variados como a orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, sempre acompanhados da variada doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho.

Como habitualmente, não faltarão as tradicionais filhós lêvedas, feitas também no local, de acordo com a mestria e o saber de antigamente.

Após o jantar haverá baile ao som do acordeão de Valter Cabrita e será ainda possível apreciar e adquirir peças artesanato aos artesãos do Caldeirão, presentes na festa.

O evento decorrerá no renovado pavilhão do polidesportivo da Cortelha, um recinto cada vez melhor preparado para acolher esta iniciativa da Associação dos Amigos da Cortelha, «que conta com a dedicação inigualável das gentes da terra, fator essencial para que ao longo destes 19 anos consecutivos os Manjares Serranos tenham conquistado um lugar de destaque no calendário gastronómico e folclórico da região», diz a organização.

Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão têm entrada livre e contam com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, do Turismo do Algarve, do INATEL e da Escola de Salir.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Praça do Mar Quarteira - C.M.Loulé - Mira

Câmara de Loulé transfere 1,7 milhões para que Juntas de Freguesia façam obras

Hortas comunitarias da Infralobo2

Infralobo inaugura hortas comunitárias inclusivas

Loulé. Câmara de Loulé. MC

Dos prémios PME ao desfile etnográfico: Semana do Município de Loulé começa a 26 de Maio