Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

A intensificação de um anticiclone na região das Ilhas Britânicas, a partir deste sábado, dia 11, é a responsável pelo «céu limpo e subida acentuada dos valores da temperatura máxima» que vão ter lugar neste fim de semana, com valores que se irão manter no início da próxima, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O anticiclone «leva a que se instale na Península Ibérica um fluxo de leste, trazendo para o Continente uma massa de ar quente e seco do interior da Península».

Assim, o IPMA prevê, a partir deste sábado, um aumento da temperatura máxima, a atingir valores perto dos 30°C, nas regiões do vale do Tejo e Alentejo, e novo aumento no domingo, em que as temperaturas máximas estarão acima ou próximas dos 30°C em praticamente todo o território.

Banner lateral albufeira

Na região do vale do Tejo e Alentejo, a temperatura máxima irá mesmo, pontualmente, atingir valores entre os 35°C e 37°C.

Mas também no Algarve isso irá acontecer, pelo menos em Alcoutim, onde a meteorologia aponta para valores entre os 34ºC (amanhã e domingo) e os 35ºC (segunda-feira) e 36ºC (terça-feira).

Prevê-se também uma pequena subida das temperaturas mínimas, que deverão atingir entre os 10°C e os 15°C nas regiões Norte e Centro e os 15°C e os 20°C na região Sul.

«Esta situação mantém-se sem alterações significativas no início da próxima semana», acrescenta o IPMA.

Por causa deste calor, com valores acima do normal para a época, o ministro da Administração Interna e o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural assinaram hoje um despacho que proíbe a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração entre 11 e 14 de Maio, em dez distritos: Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu também um aviso à população sobre o perigo de incêndio rural, bem como um comunicado técnico-operacional, que determina a passagem ao Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Beja, Évora e Faro.

Nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal, por seu lado, a mesma entidade determinou a passagem ao Estado de Alerta Especial Azul, que passará a Amarelo às 00h00 de dia 12.

O aumento do calor e a consequente maior afluência às praias, muitas delas ainda não vigiadas, levou igualmente a Autoridade Marítima Nacional a alertar para os cuidados a ter e para a importância da adoção de um comportamento de segurança.

​«É importante ter em conta que, nesta época do ano, as praias apresentam ainda efeitos da agitação marítima do Inverno podendo verificar-se fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros», avisa a Autoridade Marítima. «Alguns destes fenómenos não são visíveis, acarretando perigo para quem entra na água», acrescenta.

Além disso, «a grande maioria das praias ainda não está vigiada, tornando-se o socorro mais demorado».

festas da cidade de olhao

Também poderá gostar

colors of Portugal

Onze suspeitos da prática de diversos crimes detidos pela PSP em Beja

default

CCMAR apresenta Observatório Marinho do Algarve à comunidade científica e empresarial 

Castro Verde

Castro Verde avança com obras no Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básica