Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Pelo sexto ano consecutivo, o Instituto de Cultura Ibero-Atlântica – ICIA comemora o Dia Mundial da Poesia, no dia 21 de março, assinalando, este ano, o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Em ambiente de tertúlia literária, os associados e amigos do ICIA juntam-se, nesse dia, a partir das 18h30, no restaurante A Travessa, em Portimão, para ver uma projeção sobre a vida e obra da poeta e ler em voz alta – como antecipa João Ventura, presidente da direção do ICIA – “poemas em que convergem dois motivos nucleares da criação poética de Sophia: as raízes da herança Mediterrânea – inspiradas em Homero, Platão, Sófocles, Orpheu e Eurídice -, e o apelo do Atlântico, selecionados de livros como “Mar Novo”, “Geografia”, “Dia do Mar”, “Coral”, “Geografia”, “Navegações”, “Ilhas, entre outros”.

Carlos Osório, vice-presidente do ICIA, evocará, também, a relação de Sophia com o Algarve, com referências aos seus lugares de travessia e estada, como «Cacela, “desejada só pela beleza” e, sobretudo Lagos, “cidade meticulosamente limpa, cheia de gente honesta”, o peixe fresco no mercado, os banhos de mar e as grutas da Dona Ana e da Ponta da Piedade».

lagos eventos

inframoura cada gota importa
municipio de almodovar

Também poderá gostar

Sul Informação - Museu de Portimão inaugura exposição “Planeta Azul”

Museu de Portimão inaugura exposição “Planeta Azul”

Sul Informação - “Verão Azul” traz a Portimão conversas literárias ao entardecer

“Verão Azul” traz a Portimão conversas literárias ao entardecer

Sul Informação - Hugo van der Ding leva “A Grande Fantochada” a Portimão

Hugo van der Ding leva “A Grande Fantochada” a Portimão