Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Um papel afixado no serviço de Oncologia do Hospital de Faro, dava conta que, anteontem, dia 1 de Agosto, não havia consultas de urgência. Cristóvão Norte, deputado do PSD, denunciou o caso nas redes sociais, mas o Centro Hospitalar Universitário do Algarve «desconhece a razão pela qual, nalgum momento, foi afixado o papel», até porque o serviço de Oncologia «não dispõe de uma consulta de urgência».

Segundo o deputado social-democrata, este não é um caso fora do comum, uma vez que, «ao longo dos últimos meses, têm sido apresentadas queixas que sublinham a inusitada frequência com que, sem aviso prévio, esse serviço se encontra encerrado. Inclusive esta semana, segundo foi possível apurar, não é a primeira vez que sucede».

Cristóvão Norte, em comunicado enviado às redações, considera que esta situação é «muito cruel para os doentes e seus familiares e motiva compreensível revolta. Estes doentes são dos mais vulneráveis, travam uma árdua batalha física e psicológica, um processo que é uma provação duríssima mesmo quando se libertam desse mal».

sessões de cinema de inverno

O deputado adianta que irá enviar um requerimento ao ministro da Saúde sobre «mais esta perda, na esperança que se empenhe em debelar estas privações a que estes cidadãos não podem estar sujeitos».

No entanto, fonte do CHUA garantiu ao Sul Informação que «todos os serviços estão a funcionar em pleno» e que o «Serviço de Oncologia não dispõe de uma “Consulta de Urgência de Oncologia”, sendo que, em caso de necessidade de atendimento urgente, os doentes oncológicos são atendidos no Serviço de Urgência Geral».

O CHUA explica que «a todos os doentes oncológicos, seguidos no Hospital de Dia ou Consultas de Oncologia, é facultado o contacto direto dos profissionais de saúde do serviço para poderem aconselhar-se sempre que necessitem de receber o devido encaminhamento, ou para o serviço/consulta de Oncologia ou para o Serviço de Urgência Geral».

Em resposta às perguntas colocadas pelo nosso jornal, o CHUA diz ainda estar «sempre disponível para se reunir com os deputados de todos os grupos parlamentares, sempre que assim o solicitem, para esclarecer as questões sobre a instituição e a prestação de cuidados de saúde à população algarvia, permitindo que os mesmos possam esclarecer as suas questões e contribuir para a sua solução». No entanto, conclui a nota do CHUA, «até à data, não fomos contactados nem pelo Sr. Deputado Cristóvão Norte, nem pelo PSD».

recrutamento zoomarine 2025
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa

Presidente da República ouve PSD, PS e Chega na terça-feira

Luis Montenegro na assinatura de contratos de financiamento para a construção/reabilitação de escolas com 12 municípios de Lisboa e Vale do Tejo

Luís Montenegro: «O povo quer este primeiro-ministro e não quer outro»

AD

Cristóvão Norte sublinha vitória da AD em cinco concelhos algarvios