Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul Informação

A sardinha foi o mote, no passado sábado, para mais um passeio cultural e gastronómico do Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP), ao qual se juntaram amigos franceses da Alliance Francaise do Algarve.

O passeio, que contou com a presença de mais de 60 pessoas, fez-se pelas margens do rio Arade, à descoberta de um interessante percurso da sardinha, desde a Docapesca, passando pela sua transformação em novas conservas artesanais e terminando numa saborosa sardinhada na zona ribeirinha de Portimão.

sessões de cinema de inverno

Após passagem pelo cais onde diariamente se faz a descarga do peixe, seguiu-se uma esclarecedora sessão no interior das instalações da Docapesca, acerca de todos os passos que aí se desenvolvem, para realização do leilão eletrónico de venda e compra dos diversos tipos de pescado.

A Conserveira do Arade, ali bem perto na zona do Pateiro/Parchal, foi o local seguinte, escolhido para perceber e saborear como, através de um curioso processo artesanal em fracos de vidro e já não em latas, foi possível, nesta antiga área fabril e industrial, o renascimento das conservas de sardinha, de atum, cavala e carapau.

Seguiu-se a aguardada sardinhada, num dos restaurantes junto às pontes de ferro do Arade, que seria o culminar desta rota piscícola do GAMP. A prova final para o avaliar das excelentes qualidades deste popular e saudável peixe, foi realizada com distinção.

 

infraquinta rumo à sustentabilidade
teatro das figuras

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

José Vila

Exposição sobre José Vila e Corrida Fotográfica celebram 17º aniversário do Museu de Portimão

Fernando Pessoa

Adaptação teatral e musical de poema de Pessoa para ver em Faro e Portimão