Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoO novo passadiço pedonal sobrelevado de Monte Gordo foi inaugurado na passada sexta-feira, dia 14 de Julho. Com três quilómetros de extensão, esta é já a maior estrutura do género do Sotavento algarvio, mas a ideia da Câmara de Vila Real de Santo António, promotora da obra, é prolongá-lo por mais quatro quilómetros, até à sede do concelho, tornando-o «o maior do Algarve e um dos mais extensos do país».

A primeira fase da obra, agora inaugurada, custou um milhão de euros, verba que permitiu não só instalar o passadiço em si, como dotá-lo de iluminação em toda a sua extensão, bem como de zonas de descanso e um circuito pedonal e de lazer.

O mesmo valor será investido na extensão do passadiço até VRSA, ao longo da Mata Nacional das Dunas Litorais, obra cujo arranque está previsto para Outubro.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Para já, quem quem usar este passadiço tem acesso ao areal da praia de Monte Gordo, mas também a todos os apoios de praia ali existentes.

Sul InformaçãoNa inauguração desta estrutura, Luís Gomes, presidente da autarquia vila-realense, disse que o grande objetivo do investimento foi «a reafirmação daquela que foi a primeira zona balnear do Algarve e onde nasceu o turismo algarvio, nos anos 60, com a construção do Hotel Vasco da Gama». «O passeio marítimo obrigou a uma grande concertação, mas os bons resultados estão à vista», disse.

A estrutura foi batizada como “Passeio Marítimo Dr. António Almeida Santos”, «em homenagem ao ex-presidente da Assembleia da República, frequentador assíduo desta localidade e que em muito contribuiu para a consolidação turística da praia de Monte Gordo, com a qual mantinha laços de afinidade», segundo a Câmara de VRSA.

A reabilitação da praia de Monte Gordo junta-se ao processo de requalificação da frente de mar (calçadão), promovido pela autarquia de VRSA e avaliado em 2,2 milhões de euros. O passadiço será comparticipado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

infraquinta rumo à sustentabilidade
banner desporto portimao

Também poderá gostar

Sul Informação - Projeto habitacional do Monte Fino vale Prémio de Excelência Autárquica a VRSA

Projeto habitacional do Monte Fino vale Prémio de Excelência Autárquica a VRSA

Sul Informação - Gabinete de Apoio ao Munícipe abre em Vila Nova de Cacela

Gabinete de Apoio ao Munícipe abre em Vila Nova de Cacela

Sul Informação - Praia da Fuzeta-Mar reabre hoje após reposição de areias

Praia da Fuzeta-Mar reabre hoje após reposição de areias