Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras faro

Sul InformaçãoUma rotunda, que dará acesso à A22 (Via do Infante), vai nascer na EN2, no atual cruzamento para São Brás de Alportel e Estoi. O concurso para a obra é lançado nas «próximas duas semanas», com a futura rotunda a estar pronta «até ao final deste ano», segundo previsão de Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

Esta é uma zona da EN2 onde costuma haver acidentes pelo que a empreitada vai «resolver um dos problemas que temos na estrada», garantiu António Laranjo, presidente da empresa Infraestruturas de Portugal (IP).

A obra foi anunciada esta quarta-feira, 24 de Maio, na cerimónia de assinatura de um protocolo de valorização da EN2, e dará «iluminação» àquele troço, o «que contribui para a resolução do índice de acidentes, principalmente em período noturno», segundo a IP.

jf-quarteira

Esta zona também é muito frequentada por veículos pesados, algo tido em conta pela empresa pública, uma vez que a rotunda terá «dimensão suficiente por forma a garantir a fluidez de tráfego observado».

Sul Informação

A intervenção que vai agora para o terreno custará 300 mil euros e era um desejo antigo, tal como o Sul Informação já deu conta. São Brás de Alportel será um dos concelhos a beneficiar com esta obra e Vítor Guerreiro, presidente daquela autarquia, diz mesmo que a construção da rotunda «é algo extraordinário».

«Fiquei bastante feliz com a notícia. É o primeiro passo de algo muito importante para o nosso concelho, seja para o seu desenvolvimento económico, seja para questões de segurança rodoviária», disse ao Sul Informação.

Também Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, se diz «muito agradado» com a obra que vai «valorizar a EN2», até porque a ligação Faro/Estoi tem «muito movimento». «Esperemos que haja continuidade para outros projetos», explicou ao nosso jornal.

Por outros projetos, o autarca entende, por exemplo, a rotunda no cruzamento do Coiro da Burra, zona também de sinistralidade, ou a ligação da variante ao Chelote.

Quanto a estas futuras obras na EN2, Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, nada adiantou aos jornalistas, dizendo que a construção desta rotunda era «prioritária», sendo «muito importante para Faro e São Brás de Alportel».

«Vamos fazer a obra mais importante no troço da EN2 no Algarve. Gradualmente, à medida que os recursos orçamentais o permitam, vamos continuar a intervir nas zonas da EN2 que mais o justifiquem», acrescentou.

Sul Informação

No que diz respeito à assinatura deste protocolo de valorização da estrada que cruza Portugal, de Faro a Chaves, pelo interior, Luís Machado, presidente da Associação de Municípios da Rota da EN2 (AMREN2), disse que aos 29 concelhos associados da AMREN se juntarão «mais no futuro».

«Faremos da EN2 o maior exemplo de coesão nacional, juntando todos o municípios de Norte a Sul», explicou. É que, para o também autarca de Santa Marta de Penaguião, esta estrada pode ser «uma alternativa ao turismo do litoral».

Para tal será necessário, por exemplo, «um trabalho árduo ao nível da sinalética». O ministro do Planeamento considerou também que a EN2 tem as «condições» para «ser um grande produto turístico».

Por agora, uma das primeiras iniciativas de promoção da mítica estrada será a primeira edição da Ride Across Portugal, a decorrer de 28 de Maio a 3 de Junho. A prova, dividida em 5 etapas, ligará Trás-os-Montes ao Algarve, e irá atravessar um total de 11 distritos e 35 concelhos.

 

Fotos: Pedro Lemos e Pedro Miguel Duarte|Sul Informação

jf-quarteira
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - Açoteia levou milhares aos terraços de Faro

Samuel Úria, Ricardo Ribeiro e experiências inéditas em mais de 30 açoteias de Faro

Sul Informação - Dino d’ Santiago deu um “mergulho” na multidão em Tavira [fotogaleria]

Festival F vai ter Dino com Orquestra, Nenny, Buba, NAPA e Lena d’Água

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho