Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
savewater

Sul InformaçãoA inauguração da exposição “Cirúrgico”, de Filipe Lucas Frazão, às 18h00, e o requintado jantar «de cozinha gaulesa com o melhor peixe e marisco algarvios», a cargo do chef Giles Stassart, vão “Fazer Render o Peixe em Portimão” pela última vez já no dia 13 de Abril, no Museu daquela cidade. 

A esta exposição junta-se “Natureza-Morta em Movimento”, de Douglas Fitch, também a inaugurar às 18h00. Este é um «renomado e multifacetado artista americano, cuja carreira cobre diversas áreas desde a arquitetura à cozinha, passando pela ópera e pelas artes cénicas», segundo a Câmara de Portimão, e que presenteará o público com uma curta-metragem, resultante de uma sessão de filmagem no restaurante São Gabriel, em Almancil.

Nesta o artista contou com a colaboração de Cynthia McVay, da técnica de animação Marina Estela Graça (docente na Universidade do Algarve) e do chefe Leonel Pereira.

lagos eventos

O pequeno filme, em stop motion, caracteriza-se por «os produtos que compõem a despensa de um restaurante de referência surgirem literalmente como elementos plásticos, simulando cinematograficamente uma natureza-morta animada», conta a Câmara de Portimão.

«Esta obra, que vai beber a uma enorme tradição nas artes, em Portugal celebrizada por Josefa de Óbidos, ultrapassa os limites técnicos estabelecidos na pintura, para revelar no vídeo um aspeto humorístico de entretenimento e espetáculo que tradicionalmente não possui, mas a que não é alheio o percurso deste polivalente autor enquanto diretor artístico e marionetista», acrescenta.

A esta vertente, Doug Fitch acrescenta ainda a conjugação de três técnicas: a fotografia, a pintura e a escultura, que convergem num ciclo de mutações entre a realidade e a “história” ficcionada. Assim, ao fazer recurso de todos numa mesma exposição, Fitch concilia a mais longa tradição das artes com a mais contemporânea das abordagens.

Já Filipe Lucas Frazão, nascido nas Caldas da Rainha, o outro artista das exposições, tem-se dedicado à fotografia e ao styling de comida.

Sul Informação«Inserido na tendência da Food Porn, o blogue que alimenta, intitulado “Chilli com Todos“, é um dos pioneiros em Portugal dessa maneira íntima, sensual e suculenta com que se fotografam receitas e produtos», conta a Câmara de Portimão.

“Cirúrgico” correspondeu a um desafio de documentar a pesca grossa algarvia, desde o registo do desmancho de atum na fábrica Conservas Dâmaso, em Vila Real de Santo António, passando por outras visitas a locais emblemáticos associados a este peixe com a respetiva confraria regional, até ao acompanhamento a chefs na cozinha, assistindo à preparação e empratamento dos seus respetivos pratos.

«Registar o percurso do peixe desde o primeiro corte foi o ponto de partida. Uma linha de tempo que começa com o recurso à força e à mestria acumulada e que termina com a elaboração ponderada e quase introspetiva do prato final pelas mãos do chef», diz a Câmara de Portimão.

E depois… chega a hora do jantar, às 20h00. Giles Stassart, que é uma das figuras da arte e gastronomia francesas, começará por brindar os presentes com uma entrada de bisque de camarão ou lagosta com mousse e um apontamento de cacau em pó, seguida de um duo de ostras, uma em gelatina de água do mar e ervas locais e outra em vinho branco e zabaione.

Como pratos principais serão servidos polvo em tempura de chili com tempura de batata-doce e concha de navalheira ou lingueirão com raspa de limão e amêndoa em creme de alho, atum braseado com crosta de amêndoas e molho de romã e peixe local e galinha em ballotine recheada com camarão e cogumelos e puré de ervilhas e cenouras fumadas.

Um sorvete de pepperoni e laranja, seguido de queijo e doces locais, servirão para limpar o palato e abrir caminho para a sobremesa: um nougat glacé de mel com uma nougatine de amêndoa e amendoim e creme de batata-doce com chá earl grey.

O jantar custa 70 euros os interessados em participar podem efetuar a sua reserva através do 282 405 230 ou [email protected].

“Fazer Render o Peixe” é um projeto onde a arte contemporânea e a gastronomia se cruzam em torno do mar e cultura algarvia, propondo pela mão de artistas e chefs de renome nacional e internacional diferentes exposições, instalações artísticas e ações gastronómicas, que prometem momentos de fusão entre sabores e artes visuais inspiradas na especificidade do território e riquezas marinhas da região.

Promovido pela Câmara Municipal de Portimão, com a direção artística da Associação Aspas e Parênteses, a iniciativa é realizada no âmbito do “365 Algarve”, contando com o apoio da Docapesca, Escola de Hotelaria de Portimão e da Comissão Vitivinícola do Algarve.

Para abrir o apetite, se quiser ver como se fez render o peixe, em iniciativas passadas, basta clicar aqui, aqui e aqui. 

Banner lateral albufeira
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Sul Informação - «É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]

«É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]