Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de almodovar

Sul InformaçãoO grupo de música árabe e dança oriental El Laff vai estar hoje e amanhã, dias 11 e 12 de Fevereiro, no Cine-Teatro Louletano e no Centro Cultural de Lagos, respetivamente, para mais dois concertos inseridos na programação do Festival Al-Mutamid, marcados para as 21h30.

A formação musical vai apresentar um repertório de músicas do Magrebe, Médio Oriente e música sufí de países como a Turquia, Egito, Marrocos ou Tunísia. O canto solista e os coros são acompanhados por instrumentos tradicionais do mundo árabe.

Em palco, os músicos Abdelatif Louzari (violino e voz), F. Depiaggi (nay, mizmar e mijwiz), Chello “al arabi” (darbouka, bendir, rik) serão acompanhados pela bailarina Mercedes Campello (dança oriental e giro sufi), que irá dançar ao ritmo de alguns estilos de dança oriental, nomeadamente masmoudi kebir, wadha kebir, malfuf, samahi, masmudi saghayir.

são brás de alportel

Em Loulé, os bilhetes para o espetáculo custam 10 euros, para o público em geral, e 8 euros para menores de 30 anos e maiores de 65. Em Lagos, os bilhetes custam 10 euros.

O Festival Al-Mutamid, que em 2017 contempla concertos nos concelhos de Lagoa, Vila Real de Santo António, Silves, Albufeira, Loulé e Lagos pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid.

«Muhammad Ibn Abbad (Al-Mutamid) nasceu em Beja (1040) e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em Al-Andaluz após a queda do Califato de Córdoba. Em 1088 foi destronado pelos almorávides e preso em Agmat, a sul de Maraquexe onde viria a falecer em 1095. O seu túmulo, conservado até hoje, tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andaluz», segundo a Câmara de Loulé.

«Este evento visa resgatar e divulgar a música e a poesia que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios, mas também responder a uma oferta turística dotada de peso cultural, complemento das ofertas tradicionais, dando a conhecer povoações e outros lugares de interesse que, por diversas razões, estão ligadas à civilização andaluza», concluiu a autarquia louletana.

lagos eventos
faceco

Também poderá gostar

Sul Informação - Motorista de Vítor Aleixo morre em acidente com camião

Câmara de Loulé manifesta «o mais profundo pesar» pela morte de Luís Faísca Gonçalves

Sul Informação - Um morto e um ferido grave em colisão entre dois motociclos em Beja

Motorista de Vítor Aleixo morre em acidente com camião

Sul Informação - Leon Baldesberger e Luís Henrique dão o pontapé de saída para mais um Beliche Jazz

Leon Baldesberger e Luís Henrique dão o pontapé de saída para mais um Beliche Jazz